boletim 19 |Set/2021
boletim 19 |Set/2021
Estamos prestes a eleger a nova diretoria da ABRASOL. Impossível não fazer um balanço dos últimos dois anos, reforçando os avanços que tivemos e, principalmente, pedindo aos novos diretores que reservem uma parte das horas dos seus dias para o trabalho na Associação.
O setor tem muito potencial e a crise hídrica que infelizmente, assola nosso país, tem mostrado para autoridades e, principalmente para a população, os benefícios do uso do aquecedor solar de água, citado inclusive na Cartilha lançada pelo governo.
Nós, enquanto empresários e diretores da Associação, precisamos reforçar também o uso do aquecedor solar de água em outros tipos de edificações, como hospitais, reportado em matéria nesta edição, e todas as outras possibilidades. Temos que levar informação para criar uma cultura sustentável para substituir o uso da energia elétrica no aquecimento de água.
Finalizando estamos criando uma tabela de insumos. O objetivo é ajudar o setor a acompanhar a evolução dos preços, que desde o início da pandemia têm variado muito em função da demanda, queda na produção e variação do dólar.
O trabalho na ABRASOL continua e a participação de todos é muito importante para garantirmos nosso lugar nas políticas públicas do país.
Vamos em frente!
Oscar de Mattos
Presidente
O trabalho da ABRASOL em prol do segmento vem registrando nos últimos dois anos importantes avanços. Um deles aparece na “Cartilha do Consumidor Consciente de Energia”, desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
A Cartilha começa explicando os motivos pelos quais é preciso economizar energia, ressaltando a crise hídrica vivida pelo país, diante do longo período de estiagem.
No entanto, o ponto mais importante para o setor de aquecedores solares de água está no item “o que acontece se eu economizar energia?”. Neste trecho existe uma explicação sobre a redução do consumo nos horários de maior demanda, ressaltando entre os benefícios a redução de energia e potência.
É uma das primeiras vezes que um documento “oficial”, menciona a questão da potência, amplamente destacada pela ABRASOL durante as reuniões, já que o aquecedor solar de água libera o sistema elétrico quando está sendo utilizado.
Como recompensa para quem conseguir reduzir o consumo, o governo oferece um bônus na conta de luz e aponta algumas maneiras para economizar energia, dentre elas, o uso do aquecimento solar:
- Dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente.
A publicação da Cartilha é apenas um primeiro passo, ressalta o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos, mas demonstra que a entidade vem conseguindo chamar atenção para a importância do aquecedor solar de água tanto para a atual crise hídrica, quanto para que o país tenha futuramente um sistema mais sustentável para o aquecimento de água, da mesma forma destacamos na edição anterior também o apoio da ANEEL ao aquecedores solares de água.
A pandemia mudou muita coisa na vida das pessoas e também afetou diretamente as empresas, o mercado e a economia. Por alguns meses o mundo praticamente parou, e quando finalmente veio a retomada, o mercado não tinha como atender a demanda que ficou reprimida. O resultado foi um aumento significativo no valor das matérias-primas, principalmente, resinas plásticas, papelão, aço, ferro, cobre, químicos em geral e alumínio.
Para contribuir com o mercado, a ABRASOL passa a publicar mensalmente uma tabela com os preços médios dos principais produtos utilizados pelo setor. Confira abaixo.
O país vem discutindo nos últimos meses os efeitos da crise hídrica na economia. O momento tem sido positivo para o setor de aquecimento solar de água, pois ficou evidente a importância do uso da energia solar, principalmente liberando o sistema elétrico nos horários de ponta.
No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o aquecedor solar é uma excelente alternativa apenas para residências, o que definitivamente não é verdade. O aquecedor solar de água é indicado para vários tipos de edificações, principalmente para as de grande tráfego de pessoas, como hospitais.
Recife é uma das capitais que investiu no uso do aquecedor solar de água em um hospital, o Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI). O local, totalmente voltado para idosos, possui uma área total de 20.387,35 m² e área construída de 8.452,84 m², distribuídos em quatro prédios. O sistema de aquecimento atende especificamente os banheiros das enfermarias, pontos de torneiras da área de preparo de alimentos, que ficam no prédio administrativo, e pontos de torneiras em áreas específicas do bloco cirúrgico.
Segundo o Engº Luiz Mário Ribeiro Matos, gerente de Instalações da Construtora Celi, responsável pela obra, as placas estão distribuídas na cobertura do edifício da Administração, para facilitar o posicionamento, por ser o prédio em maior cota da área do terreno.
Em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, uma das unidades da operadora de Saúde Unimed, também investiu no aquecedor solar de água pensando em trazer mais sustentabilidade ao projeto através do uso de energia limpa e renovável.
O hospital tem uma área construída de aproximadamente 4.500 metros quadrados. A área ocupada pelas placas solares é de cerca de 100m², com 45 placas instaladas. “As áreas de abastecimento de água quente são banheiros, vestiários e cozinha, além das áreas de uso dos colaboradores do hospital”, explica o engenheiro e diretor Técnico da Construtora Morar, Danilo Alves Pereira, responsável pela unidade.
Esses são apenas alguns exemplos dos inúmeros casos de utilização da energia solar para aquecimento de água. “É preciso mudar a cultura do país. O Brasil possui um potencial muito grande para o uso do sol, quer para residências ou outros empreendimentos. Temos tecnologia, parque fabril, especialistas, todas as ferramentas para um mercado próspero e amigo da natureza”, ressalta o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos.
No próximo dia 18 de novembro será realizada a eleição para os Conselhos Administrativo e Fiscal, que é válida para o biênio 2022 – 2023. A assembleia se inicia às 14h em primeira chamada se houver 2/3 de empresas ou às 14h30 com qualquer número de presentes. A participação se dará presencialmente ou de forma virtual em local a ser confirmado
O atual presidente, Oscar de Mattos, assume o cargo de Past President. A escolha dos demais cargos da diretoria se dá na primeira reunião oficial, pós- eleição, garantindo tempo hábil para os interessados se candidatarem para os cargos.
Oscar de Mattos, atual presidente, que permanece no cargo até o final de 2021, reforça a necessidade dos futuros diretores reservarem um número fixo de horas para a dedicação à ABRASOL. “Sei que não é fácil, mas se não dedicarmos algumas horas para nossa Entidade de Classe, todas as empresas estarão perdendo. O trabalho feito pela ABRASOL traz benefícios para o mercado, para o meio ambiente e para o país.”
Sei que muita coisa ainda vai acontecer até o final do ano, vamos concentrar todos os nossos esforços para fechar 2021 com chave de ouro, temos alguns objetivos importantes que pretendemos fechar até dezembro avançando ainda mais no propósito de fortalecer a imagem da ABRASOL e o papel do aquecedor solar de água nas políticas públicas.
“Estamos conseguindo incluir o aquecedor solar de água nas reflexões das autoridades e nos meios de comunicação. A crise hídrica que assola nosso país surgiu como uma ratificação dos nossos argumentos. Não é possível gastar energia elétrica aquecendo água, quando temos uma alternativa muito mais sustentável”, argumenta.
Informações adicionais pelo e-mail executivo@abrasol.org.br
Oscar de Mattos
Presidente