Boletim I Outubro I nº43/2023

Boletim 43 Out/2023

Editorial

Estamos chegando ao final do ano e por mais que pareça frase de efeito, como passou rápido. Mas, felizmente, para nós da ABRASOL o ano teve muitos pontos positivos. Ainda falta um pouco para ele acabar, e temos muitas ações bem encaminhadas que ainda deverão nos trazer bons resultados.

Mas é muito bom olhar para trás e perceber que trouxemos muito mais notícias boas que ruins nas edições do ABRASOL INFORMA de 2023. Nesta, temos a alegria de apresentar os números do consumo de matérias-primas pelo setor em 2022.

Mais que mostrar o desempenho do setor, ter esses números compilados é uma conquista, pois nos permite dimensionar o mercado, entender o quanto ainda temos para crescer. Temos informações para impactar os governos em busca de políticas públicas que incentivem o uso dos aquecedores solares

Quero ainda aproveitar para convidar a todos os associados para a eleição, que acontece no dia 14 de dezembro, durante nossa Assembleia Geral. A participação dos associados é fundamental, pois será a oportunidade para quem tiver interesse em participar mais ativamente da entidade, se candidatar, e aos demais, escolherem quem gostariam que os representasse.

Vamos falar um pouco também sobre o projeto Aurora, que tem por objetivo mostrar nossos pontos fortes e oportunidades, de forma que possamos trabalhar para ter uma Associação cada vez mais forte e bem estruturada, assim como vamos mostrar alguns dos projetos sociais que a ABRASOL tem contribuído.

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

Projeto Aurora faz diagnóstico da ABRASOL

“Depois de reconhecer seus próprios limites, você se eleva a um nível superior de ser”. Foi isso que a ABRASOL decidiu fazer quando investiu no Projeto Aurora. Trata-se de um projeto de design estratégico e branding com objetivo de fazer um diagnóstico da Associação.

O Aurora é dividido em três etapas fundamentais: diagnóstico, redesign da proposta de valor e construção da Plataforma da marca. No caso da ABRASOL, foi revista a proposição de valor e de estratégia, com o objetivo de fortalecer e expandir a marca para os associados e o mercado em geral. ​

Quem explica com maior profundidade o projeto é Claudio Boni, designer e diretor de projetos da empresa de inovação e design Bertha. De acordo com Boni, a pesquisa feita nos processos busca entender a forma como os associados veem a ABRASOL, que para ele possui grande potencial de crescimento.

“Na reconstrução da plataforma da marca observamos o posicionamento da ABRASOL no mercado, seus valores e seu público para determinarmos como a Associação quer ser vista no mercado. Em seguida, entregamos à ABRASOL um plano de ação para melhoria dos serviços prestados por ela”, explica Boni.

Segundo a diretora Executiva, Danielle Johan, o objetivo é fazer um levantamento dos serviços prestados e localizar possíveis “gaps”. Ela comenta que a grata surpresa foi a taxa de retorno das pesquisas enviadas aos associados.

Mais de 50% das empresas associadas responderam ao questionário. “Isso foi muito interessante, pois é muito difícil um retorno tão grande. Geralmente os respondentes giram em torno de 5% a 10%. Então foi muito “bacana”, esse retorno”, comenta Danielle.

Finalizada as duas etapas, a ABRASOL promoveu um Workshop com os associados, no dia 09 de outubro, e agora está aguardando a compilação dos dados. “Estamos muito contentes com o andamento do projeto e temos certeza que os resultados serão muito positivos para o futuro da Associação”, conclui a diretora.

Eleições para os Conselhos serão no dia 14 de dezembro

Os associados interessados em participar das próximas eleições para os Conselhos Administrativo e Fiscal da ABRASOL deverão comparecer presencialmente à Assembleia Geral que acontece no próximo dia 23 de novembro.

A mudança é a principal novidade para o pleito deste ano, ao lado da possibilidade de candidatura para os cargos de vice-presidentes. tanto de fabricantes, quanto revendedores, projetistas e instaladores. Os empresários que atuam com aquecedores a vácuo também terão direito a disputar os demais cargos disponíveis, desde que atendam às exigências do Estatuto.

A eleição será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no auditório do 10º andar. Os cargos serão definidos durante o processo. “Queremos que o associado escolha a função que mais se adequa às suas características, de forma que possamos ter uma harmonização maior entre os interesses e o posto assumido”, comenta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Serviço:

Eleições Conselho Administrativo e Fiscal

Assembleia Geral

Data: 14 de dezembro de 2023

Local: Auditório 10º andar – FIESP

Horário: 13h00

Setor registra mais de 400 milhões em consumo de matérias-primas em 2022

O tema transição energética e hidrogênio verde tem ganhado muito espaço no noticiário e nas pautas de políticas públicas. No entanto, para que essa transição acontece de forma sustentável é muito importante valorizar o uso da energia solar.

A ABRASOL tem trabalhado intensamente para fomentar políticas públicas que estimulem o uso do aquecedor solar de água tanto em termos residenciais, quanto industriais. E uma das formas de mostrar o potencial desse mercado, e principalmente, quanto ele pode contribuir para o desenvolvimento da economia do país, é analisar os números que envolvem esse mercado.

Um desses números diz respeito a utilização de matérias-primas por parte deste mercado. Somente em 2022, foram mais de 400 milhões gastos em matérias-primas para a confecção de aquecedores solares de água.

Na prática isso significa geração de empregos, pois nunca é demais lembrar que essa indústria é quase 100% nacional. Além de empregos, o setor paga impostos, gera renda e garante sustentabilidade.

O presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto, ressalta que o setor produtivo não chegou nem à metade da sua capacidade instalada, o que demonstra o quanto é possível crescer e contribuir tanto para a evolução da economia, quanto com a transição energética.

Os números levantados pela ABRASOL, comenta Luiz Antonio, deixam claro esse potencial do mercado:

- Coletor Termossolar Piscina: quantidade por metro quadrado – 920.463 m²

- Coletor Termossolar Banho: quantidade por metro quadrado – 821.248 m²

- Reservatório Termossolar: quantidade por reservatório (usando com referência 500 litros baixa pressão) – 200.875 peças 

 

“Temos nos esforçado para trazer o maior leque possível de informações para o mercado, bem como para as autoridades. Esse tipo de informação pode contribuir muito para mostrarmos aos gestores públicos como é importante estimular o uso do aquecedor solar de água nas políticas públicas. Podemos contribuir para a descarbonização do país e também para alavancar a economia produtiva”, conclui Luiz Antonio.

Parcerias de cunho social ajudam a estimular o uso do aquecedor solar

Para a ABRASOL a educação é o melhor caminho para mostrar a importância do usa das energias renováveis e garantir sustentabilidade. Diante disso, a Associação mantém um trabalho constante em parceria com o SENAI.

Desta vez, o objetivo é fornecer demonstrar todos os tipos de tecnologia que envolvem a fabricação do aquecedor solar. Para tanto, a ABRASOL vai doar alguns kits para o SENAI utilizar na formação de futuros profissionais.

“Acreditamos que ações como esta além de difundir o uso do aquecedor solar, contribuem para a capacitação dos profissionais que em pouco tempo estarão no mercado. É um processo cíclico. Investimos em capacitação, para fortalecer o mercado e aumentar o uso dos equipamentos”, comenta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Outro projeto que está sendo realizado pela Associação é uma parceria com o Instituto Hondatar, braço social do Hondatar Advogados, que tem por objetivo promover ações e estratégias com foco na erradicação da pobreza, por meio de atividade de ensino e educação.

“Mais uma vez a ABRASOL contou com a colaboração de seus associados, para doar todo o sistema de aquecedor solar de água, para o Instituto. Estamos muito gratos por participar desse tipo de ação e pela confiança e apoio que temos recebidos das empresas associadas”, agradece o presidente.

NOSSOS ASSOCIADOS

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