A missão do programa CERTIFICASOL, que está sendo desenvolvido pela ABRASOL, é promover o crescimento do mercado de energia solar térmica, por meio da capacitação e certificação dos profissionais do setor, que para serem certificados pelo programa deverão demostrar sua competência e manter altos padrões de qualidade, ética e conduta profissional.
O programa assegura ao mercado e a todos os envolvidos no setor de energia solar térmica que o profissional certificado está capacitado e possui os conhecimentos e habilidades necessários para realizar os trabalhos de acordo com a segmentação escolhida.
Na prática o curso garante benefícios ao profissional: aumento da renda anual em função da maior credibilidade e confiança do consumidor; vantagem competitiva; aumento da produtividade; aumento da lucratividade com maior capacitação financeira.
Em termos de mercado garante aumento da quantidade e qualificação de instaladores; incremento da qualidade e garantia dos serviços de instalação; maior economia de recursos em função de projetos e instalações mais adequadas e maior velocidade na implementação de projetos.
O curso será ministrado em uma plataforma de Ensino à Distância (EAD), com aulas ministradas por profissionais capacitados, com a aplicação de prova e emissão de certificado aos alunos que atingirem os critérios estabelecidos pelo programa.
A proposta é treinar, capacitar e certificar os profissionais que atuam no mercado de energia solar térmica. O programa acontecerá de forma voluntária, e abordará diversos escopos de qualificação como: a instalação dos sistemas de aquecimento solar térmico; dimensionamento dos sistemas de aquecimento solar térmico; vendas técnicas e gestão financeira entre outros.[/vc_column_text][vc_separator][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_custom_heading text="Projeto de lei cria política de energia solar para o município de São Paulo" font_container="tag:h3|text_align:left" use_theme_fonts="yes" css=".vc_custom_1585578519565{margin-bottom: 32px !important;}"][vc_column_text]
A ABRASOL vem trabalhando intensamente no apoio ao projeto de lei - PL 107/2019, proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). O PL tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa, bem como diversificar a matriz energética do município, incentivando novas formas de economia. Para tanto, o projeto inclui benefícios fiscais a quem fizer uso da energia solar.
O presidente Oscar de Mattos e a diretora executiva, Danielle Johann, já participaram de duas reuniões, nos meses de fevereiro e março, oportunidades em que puderam compartilhar o conhecimento sobre o setor com os vereadores que estão discutindo o PL. Um dos pontos principais da futura lei é a instituição de uma Política Municipal de Energia Solar na capital paulistana, o que permitiria diversificar a matriz energética do município incentivando novas formas de economia.
Para o vereador José Police Neto, que também faz a relatoria deste projeto na comissão, a capital paulista tem um grande potencial para explorar novas fontes de energia, especialmente a solar, o que deveria ser incentivado. “Quanto mais criarmos políticas públicas para o uso responsável de energia, vamos de encontro ao que a COP 25 (Conferência Internacional sobre Mudança Climática das Nações Unidas) tem anunciado, que é a busca de soluções que não prejudiquem ou poluam”, avaliou Police.
Para ler a íntegra do projeto - https://bit.ly/3duhcbV[/vc_column_text][vc_separator][vc_custom_heading text="ABRASOL pleiteia inclusão da energia solar térmica no Projeto Pró-Sol" font_container="tag:h3|text_align:left" use_theme_fonts="yes"][vc_column_text]
A ABRASOL recebeu no último dia 16 de março retorno do gabinete da Casa Civil, sobre o envio de ofício para o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, parabenizando o governo Federal pela criação do Projeto Pró-Sol, um programa de incentivo às novas tecnologias baseadas na eficiência de energia. “Nossos esforços já estão rendendo resultados, e recebemos retorno diretamente do gabinete da Casa Civil, que já encaminhou o assunto para o Ministério de Minas e Energia”, ressalta o presidente Oscar de Mattos
Buscando oferecer o maior número de benefícios possíveis para seus associados, a ABRASOL firmou uma série de parcerias. Através delas, as empresas conseguem descontos na adesão aos serviços e produtos. Dentre os parceiros temos as Universidades Mackenzie e São Judas, a escola de idiomas Fisk e a empresa de aluguel de automóveis Movida Rent a Car. “Estamos negociando outras parcerias de acordo com as demandas que recebemos”, explica a diretora executiva Danielle Johann.
Confiram os descontos que abaixo:
Mackenzie
Pós-graduação – 10%
Campus São Paulo
São Judas
Fisk
Movida Rent a Car
O Projeto internacional Solar Payback foi renovado para o biênio 2020 e 2021. Criado para incentivar o uso da fonte solar térmica para processos industriais (SHIP - Solar Heat for Industrial Processes) em quatro países parceiros - Brasil, México, África do Sul e Índia, o projeto tem como instituições de referência, a AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha) e a ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica),
As duas entidades trabalham buscando o aumento do uso de energia solar térmica em processos industriais, inclusive, consta do projeto, a implantação do sistema em uma planta industrial para temperaturas médias. De acordo com o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos, foram feitos estudos em algumas unidades, na busca da opção que melhor atenda às necessidades técnicas. “Já temos uma empresa vencedora, estamos agora realizando o detalhamento dessa implantação.”
Como parte da iniciativa "International Climate Initiative (IKI)", o projeto é apoiado pelo Ministro Federal do Meio-Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) baseado numa decisão tomada pelo parlamento da Alemanha. O projeto visa aumentar a sensibilização para o potencial técnico e econômico das tecnologias SHIP, fornecendo informações transparentes sobre os custos e benefícios do SHIP e apoiando a aplicação local dos sistemas de aquecimento solar.[/vc_column_text][vc_separator][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_custom_heading text="Reunião CIESP/ABRASOL" font_container="tag:h3|text_align:left" use_theme_fonts="yes" css=".vc_custom_1585579227176{margin-bottom: 32px !important;}"][vc_column_text]
A ABRASOL realizou no dia 27 de janeiro, reunião com o CIESP. Na oportunidade foi feita uma apresentação sobre a entidade e suas ações, e foram mapeados alguns pontos para possível parceria e integração ABRASOL-CIESP, como a participação em reuniões no Senai Indaiatuba, criação de projeto piloto para aplicação de energia solar térmica em um setor industrial, e o estudo de um projeto de “produção mais limpa”, com ações ambientais e de eficiência energética.
Participaram da reunião: Rafael Cervone (vice-presidente do Ciesp) , Sergio Ojima (gerente de infraestutura do Ciesp), Oscar de Mattos (presidente da Abrasol) , Fernanda Strumendo (vice-presidente de marketing da Abrasol) , Marco Montalvão (vice-presidente de operações financeiras da Abrasol) e Danielle Johann (diretora executiva da Abrasol).[/vc_column_text][vc_separator][vc_custom_heading text="Reunião Senai Indaiatuba" font_container="tag:h3|text_align:left" use_theme_fonts="yes"][vc_column_text]
No dia 14 de fevereiro o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos, o vice-presidente Institucional, Luiz Antonio dos Santos Pinto e a diretora executiva, Danielle Johann, visitaram o Senai Indaiatuba.
A escola é referência quando se trata de energias renováveis e está disponibilizando uma área para que a Associação possa incluir também os aquecedores solares térmicos junto às demais tecnologias renováveis. “Temos a certeza que esta parceria renderá bons frutos ao nosso setor, com pesquisas dedicadas e avanços tecnológicos, nos próximos dias enviaremos os equipamentos de energia solar térmica em nome da Abrasol”, comenta Mattos.[/vc_column_text][vc_separator][vc_custom_heading text="A verdade da energia solar" font_container="tag:h3|text_align:left" use_theme_fonts="yes"][vc_column_text]Você sabia que nas contas de energia todos pagamos por uma somatória de custos, sendo que um dos mais expressivos é o custo do transporte de energia pela rede? Infelizmente muita gente não sabe como funciona esse processo e acaba tendo uma ideia errada de algumas ações que estão sendo tomadas pelo governo, como a consulta pública da Aneel para a revisão das regras de geração distribuída.
Na verdade não se trata de uma taxação do “SOL”, como muitos disseram. O que se pretende rever é a cobrança feita para o transporte de energia. Hoje quando um usuário de energia solar fotovoltaica vende seu excedente para a concessionária, é ela quem arca com os custos, e os repassa na conta de energia elétrica de todos os usuários.
O que a consulta pública pretende é que o custo fique com o beneficiário que vende essa energia e com isso acabar com esse rateio. É importante que se saiba que o setor de energias renováveis já conta com diversas isenções de impostos, o que é um grande incentivo para o crescimento desse mercado que envolve a energia eólica, a soltar fotovoltaica e a energia solar térmica.
Vale ressaltar que a energia solar térmica, que tem tecnologia em sua grande maioria nacional e possui eficiência energética 4 vezes maior que a fotovoltaica, gera cerca de 40.000 empregos diretos e indiretos no Brasil, e é acessível à grande maioria da população. Logo, seu uso deveria ser mais incentivado, pois promove uma redução expressiva nas contas de energia elétrica, aumentando a renda das famílias, além de que seu uso reduz em muito o consumo de energia no horário de pico, o que é muito bom para o setor elétrico, podendo inclusive postergar investimentos em geração e transmissão de energia elétrica.
O que precisamos é que a opinião pública seja esclarecida sobre isto, e que os governantes também sejam transparentes nessa divulgação. Com a crise que o país está passando, a energia solar térmica pode e deve ser valorizada como uma importante aliada na recuperação econômica que vamos precisar.
Por: Amaurício Gomes Lúcio
Past Presidente [/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row css=".vc_custom_1584415289413{background-color: #363335 !important;}"][vc_column css=".vc_custom_1584987288260{padding-top: 5px !important;background-color: #363335 !important;}"][vc_single_image image="209" img_size="full" alignment="center"][vc_column_text el_class="ajuste-tel-footer" css=".vc_custom_1585593403686{margin-bottom: 10px !important;}"]