Você está recebendo a primeira Edição do nosso Boletim Eletrônico – ABRASOL INFORMA Trata-se de uma nova ferramenta que a ABRASOL passa a contar para aproximar os associados da Entidade. Neste primeiro editorial quero falar um pouco do planejamento que temos para 2020. Independente do momento difícil que vivemos, sob os efeitos do COVID-19, é importante manter nosso plano de ação que temos certeza será fundamental para que possamos contribuir com a retomada da atividade econômica do país.
Dividimos nossas ações em algumas frentes: comunicação, aumento de mercado, programa de certificação e aumento da base de associados. Na comunicação, investimos em um novo site, no próprio Boletim e na contratação de uma Assessoria de Imprensa, que cuidará do tema, bem como das Redes Sociais, Linkedin, Instagram e Facebook.
Outra preocupação é a base de associados. Para atrair um número maior de empresas, estamos ampliando nosso quadro de benefícios. Foram feitos vários convênios com prestadores de serviço, de forma a propiciar descontos significativos para quem quiser utilizar.
Iremos adotar uma ferramenta para pesquisar ofertas de licitações em todo o país. A ideia é facilitar o acesso das empresas associadas a esse tipo de informação, fundamental para que as empresas possam competir no maior número possível de frentes. Vamos coletar essa informação e disponibilizá-la a todos os associados.
Dentre as ações que estão em destaque teremos o curso de Ensino à Distância (EAD), CERTIFICASOL, com aulas ministradas por profissionais altamente capacitados, treinando assim os colaboradores que atuam no mercado de energia solar térmica. O programa acontecerá de forma voluntária, e abordará diversos escopos de qualificação como: a instalação dos sistemas de aquecimento solar térmico; dimensionamento dos sistemas; vendas técnicas e gestão financeira, entre outros.
Ressalto que na questão da gestão, precisamos fazer um trabalho bastante focado, pois muitas empresas quando percebem que estão em dificuldade não tem mais tempo de recuperar, principalmente agora, diante de toda essa crise. É preciso saber calcular a margem de contribuição, de lucro, ou seja, ter as rédeas da empresa.
Temos ainda um trabalho com os diversos municípios na busca de programas de incentivo, em todos os níveis de governo, para utilização de energia solar térmica. É o caso do PL 107 (ver matéria), no município de São Paulo. A mesma coisa está sendo feita em relação às Distribuidoras de Energia Elétrica. Todas precisam retornar ao incentivo ao aquecimento solar. Nossa ideia é ter um bom relacionamento com elas, para que nos informem suas necessidades e assim possamos repassar essa informação para as empresas associadas.
Como podem perceber, são muitas ações e esta diretoria está altamente motivada para colocar todas em prática. Por enquanto recomendo que consultem nosso site e nossas redes sociais. Vamos trabalhar juntos para dar maior visibilidade para a ABRASOL e assim fortalecer nosso mercado.
Oscar de Mattos
Presidente