Boletim l Fevereiro l nº12/2021

boletim 12 fev/2021

Editorial

É com muita satisfação que anuncio o lançamento do curso de gestão financeira, promovido dentro do programa CERTIFICASOL. O curso é resultado de um trabalho árduo que começa a gerar seus primeiros frutos. Em breve divulgaremos outras opções de cursos: gestão de vendas e instalação do sistema de aquecimento solar para obras de pequeno porte.

Infelizmente, depois de uma notícia tão promissora, temos que lembrar que a pandemia voltou a crescer no país. Todo este cenário realmente afeta demais a economia, mas não é hora de desanimar. É preciso manter o foco e produzir. Se você estava pensando em fazer o curso, não desista, pois quando tudo voltar ao normal precisaremos de profissionais qualificados para recuperar o desenvolvimento do país.

Enquanto isso, ficamos contentes quando, mesmo diante da crise, divulgamos o crescimento do uso dos aquecedores solares de água. Em todas as edições trazemos obras, como a do hospital da Unimed em São José do Rio Pardo, que apresentamos nesta edição. É importante mostrarmos o avanço desta tecnologia em novos empreendimentos, principalmente em outras edificações.

Aliás esse é o tema abordado pelo nosso Vice-Presidente institucional, que reforça que o aquecedor solar é ideal não apenas para os chuveiros, mas para qualquer tipo de aquecimento de água, inclusive em processos industriais, hospitais, piscinas e muitos outros. E para que nosso setor cresça de forma sustentável, precisamos entregar produtos de qualidade comprovada com equipamentos certificados por laboratórios competentes como o SCiTec, especializado em ensaios para certificação de produtos.

Logo, gostaria de deixar como recado que nós da ABRASOL estamos atentos a tudo que vem acontecendo no mercado, dialogando com o governo e principalmente, focados no desenvolvimento do setor de forma a contribuir para o crescimento do mercado e automaticamente das empresas associadas.

Vamos em Frente!

Por: Oscar de Mattos
Presidente

O CERTIFICASOL GESTÃO FINANCEIRA ESTÁ NO AR

A ABRASOL desenvolveu o programa CERTIFICASOL, o curso de gestão financeira já está no ar, seguido do curso de gestão de vendas e instalação do sistema de aquecimento solar para obras de pequeno e médio porte, que serão lançados nos próximos meses. “O CERTIFICASOL promoverá a melhoria e profissionalização do mercado por meio de capacitações e certificações dos profissionais do setor”, afirma o presidente Oscar de Mattos.

Para participar do programa e serem certificados, os profissionais do setor de Energia Solar Térmica deverão manter altos padrões de qualidade, ética e conduta profissional. Só assim é possível assegurar ao mercado que o profissional certificado está capacitado e possui os conhecimentos e habilidades necessários para realizar os trabalhos de acordo com a segmentação escolhida, defende a Entidade.

Além dos já citados acima, serão desenvolvidos os cursos de dimensionamento de sistemas de aquecimento solar e energia termossolar em processos industriais, com conteúdos atualizados, a plataforma é dinâmica e com preços subsidiados pela ABRASOL

Mattos acredita que o certificado trará ao profissional do setor inúmeros benefícios, entre eles o aumento da renda anual ocasionada pela credibilidade e confiança do consumidor, aumento da lucratividade e da produtividade, gerando vantagens na competição, sem contar os benefícios ao mercado.

“Não podemos esquecer que nosso programa de certificação ajudará o mercado com o aumento da quantidade e a qualificação de instaladores, possibilitando uma maior qualidade e garantia dos serviços, além da economia de recursos em função de projetos e instalações mais adequadas e maior velocidade na implementação”, destaca o presidente da ABRASOL.

Faça já a sua inscrição clicando aqui.

HOSPITAL UTILIZA AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA EM NOVAS INSTALAÇÕES

A Unimed, uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, adotou o uso da tecnologia da Energia Solar Térmica, através do uso de aquecedores solares de água, em suas novas instalações, na cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

O conceito foi desenvolvido em conjunto pela equipe do engenheiro e diretor Técnico da Construtora Morar, Danilo Alves Pereira, pensado para trazer mais sustentabilidade ao projeto, através do uso de energia limpa e renovável. Também será possível trazer mais conforto aos pacientes e profissionais da unidade, que terão acesso a banhos quentes e áreas de higiene com água aquecida.

 

 

Outras vantagens a serem destacadas são a economia na conta de energia, que pode chegar a até 80%, na maioria dos casos; e a valorização do imóvel – que ganha até 10% a mais de valor após a instalação do sistema, segundo Pereira. “Com a abundância de Energia Solar que temos no Brasil, o uso desse tipo de sistema também traz a vantagem de evitar a sobrecarga do sistema elétrico, diminuindo o risco de apagões”, comenta.

O hospital tem uma área construída de aproximadamente 4.500 metros quadrados. A área ocupada pelas placas solares é de cerca de 100m², e serão 45 placas instaladas – a obra ainda está em execução. As áreas de abastecimento de água quente serão banheiros, vestiários e cozinha, além das áreas de uso dos colaboradores do hospital. “Esse tipo de instalação costuma ter uma rentabilidade média – isto é, retorno do investimento – entre 1 ano e meio a 3 anos”, assegura.

SCiTec CERTIFICA MATERIAIS, COMPONENTES E SISTEMAS

Todos os sistemas de aquecimento solar precisam atender ao programa de Certificação que é compulsório. Ou seja, para que os produtos sejam importados e/ou comercializados no mercado, é obrigatório que passem pelo processo de certificação, que envolve, dentro de algumas etapas, a realização de ensaios.

Matheus Santos, Gerente Técnico do laboratório

O país possui alguns laboratórios que são referência nesse tipo de serviço, como é o caso do SCiTec, um laboratório de ensaios para Certificação de Produtos, bem como testes necessários nas etapas anteriores à certificação. “Muitas vezes os ensaios são realizados conforme normas técnicas nacionais e internacionais. Porém, há também os métodos desenvolvidos em parceria com os fabricantes, de modo a atender situações específicas. Em resumo: possuímos completa infraestrutura para realizar ensaios em materiais, componentes e sistemas. Realizamos testes de acordo com as normas técnicas nacionais, internacionais ou conforme as solicitações do cliente”, explica Matheus Santos, Gerente Técnico do laboratório.

Segundo ele, o foco principal é atender nas áreas de energia, saúde e mobilidade. O laboratório atua na área de desenvolvimento e certificação. Foi inaugurado em 2008, mas conta com uma equipe formada por mestres e doutores em Engenharia com mais de 20 anos de experiência na área de ensaios.

Atendendo empresas de todo o país e também do exterior, na área de Energia Solar Térmica, quer sejam fabricantes ou importadores, o SCiTec possui uma equipe comercial que faz prospecção e participa de eventos, buscando aproximar a atuação do laboratório com os fabricantes. “Fornecemos serviços acreditados pela Cgcre/Inmetro para diversos setores da indústria, buscando a excelência também em ensaios para caracterização de matéria prima, materiais metálicos e polímeros.”

Santos ressalta que o programa de certificação foi construído há alguns anos e contou com a participação ampla da sociedade, envolvendo fabricantes, reguladores, normalizadores, consumidores e entidades que representam os fabricantes e importadores. “Vejo como um programa que foi construído em conjunto e que atende às necessidades do mercado.”

O laboratório possui ainda completa infraestrutura para realização de análise de falha e ensaios estáticos e de fadiga uniaxial, multiaxial e com ambiente controlado (meio aquoso, corrosivo e de altas e baixas temperaturas). “Realizamos ainda ensaios para caracterização de materiais; ensaios dimensionais e de acabamento superficial; ensaios elétricos; compatibilidade eletromagnética; ensaios de grau de proteção; envelhecimento acelerado; flamabilidade; vibração e acústica; ensaios químicos; ensaios para homologação de veículos e seus componentes; entre outros."

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA NÃO É APENAS PARA O BANHO

Mudar a cultura do uso do aquecedor solar de água. Este é um dos trabalhos que a ABRASOL vem desenvolvendo ao longo da gestão atual. Para o vice-presidente Institucional Luiz Antonio dos Santos Pinto, é preciso mostrar que o aquecedor solar de água não é indicado apenas para o banho, mas para qualquer atividade que necessite de aquecimento de água.

Conquistar essa mudança cultural, certamente não é tão fácil, mas poderia se tornar muito mais fácil se pudéssemos contar com o apoio e o fomento de políticas públicas específicas. “Os benefícios do uso dessa tecnologia são imensos, mas precisamos contar com as Universidades, Agências e demais organismos públicos”, comenta.

Luiz Antonio Santos defende ainda a promoção de mais projetos piloto, que são muito utilizados em outros países e que no Brasil ainda são incipientes, em indústrias de bebidas, têxteis, químicas, enfim em todos os processos industriais que utilizam calor. “Nossas empresas possuem condições ideais para utilização da tecnologia solar em alta escala, não apenas para a demanda energética residencial.”

Esses são alguns setores que temos abordado nas conversas com o governo. A ABRASOL tem feito um trabalho de base para ampliação do mercado junto a diversos órgãos, como o Ministério de Minas e Energia, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional. Um dos resultados desse trabalho, comenta, é o Projeto que vem sendo desenvolvido em parceria pela Entidade e a Eletrobrás, para utilização do aquecimento solar em processos industriais em indústrias dentro do Plano de Eficiência Energética da ANEEL.

O que o setor pretende é mostrar os benefícios dessa tecnologia, a capacidade do setor produtivo de suportar com folga um aumento na demanda, principalmente com a inclusão do uso do aquecedor solar de água em projetos como o Casa Verde e Amarelo. “Vale ressaltar que com o aumento da produção, teremos como resultado a redução dos custos de produção, o que tornaria o produto ainda mais acessível a todos os tipos de consumidores”, argumenta Santos.

Finalizando ele destaca que a ABRASOL está envolvida em todas essas etapas, mas tem um enorme potencial para contribuir ainda mais. “Temos um corpo técnico muito capacitado, muito experiente, vários associados que representam as maiores empresas e os melhores técnicos do setor. Então temos plenas condições de ajudar as agências, os ministérios e as empresas a fazer muitos projetos.”

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Vice-Presidente Institucional