Boletim I Dezembro I nº34/2022

Boletim 34 | Dez/2022

Editorial

Mais um ano começando e as expectativas são as melhores possíveis. Começamos o ano com o pleito de inclusão do aquecedor solar térmico no Programa Minha Casa, Minha Vida, que deverá ser retomado pelo novo governo Federal.

Para nós da ABRASOL, o pleito é mais um passo para fortalecer políticas públicas de incentivo ao uso de energias renováveis, fator que trará benefícios para o meio ambiente, para a população que poderá economizar no pagamento da conta de energia, e para toda a cadeia de aquecimento solar térmico, que envolve os fabricantes, revendas, instaladores, laboratórios de certificação, dentre outros.

Nesta edição aproveitamos ainda para falar um pouco sobre como foi o balanço econômico do ano de 2022 e as perspectivas para 2023, lembrando sempre que é preciso arregaçar as mangas e trabalhar de forma proativa para se obter êxito.

Apresentamos mais um case internacional, que demonstra a importância e as diversas aplicações do aquecedor solar térmico pelo mundo. Fica claro que com uma boa tecnologia é possível levar água quente para as pessoas em todos os cantos do mundo.

E encerramos convidado mais uma vez todos os nossos leitores a conhecerem e compartilharem as notícias do Portal de Conteúdo, um espaço criado para apresentar informações a todos os públicos interessados no mercado.

Que 2023 seja um ano de muito trabalho e sucesso para todos nós!

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

É hora de mostrar aos novos governos a importância do Aquecedor Solar Térmico

Otimismo é a palavra de ordem dentro da ABRASOL. Para o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto, 2023 tem tudo para ser um ano bastante positivo para o setor. Ele lembra que em 2022 vários fatores contribuíram para o atraso no crescimento do setor, como o ano eleitoral e a Copa do Mundo.

O ano passado o primeiro semestre apresentou um desempenho robusto, conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no boletim Cenário Econômico de dezembro. O material aponta que a atividade econômica começou a exibir uma desaceleração a partir do segundo semestre, refletindo, sobretudo, os efeitos defasados do significativo aperto monetário e a desaceleração econômica mundial.

Segundo o documento as expectativas do mercado sinalizam para o encerramento do ciclo de aperto monetário no patamar atual de 13,75% a.a. Para 2023, a expectativa é de cortes apenas no 2º semestre, encerrando o ano em 12,25%.

Para a taxa de câmbio as expectativas apontam a manutenção do Real no patamar atual. Oscilação do prêmio de risco (incerteza fiscal), dólar forte e recuo no preço das commodities, devem impedir apreciação forte do Real.

Positivamente os números indicaram melhora no consumo das famílias, graças aos auxílios governamentais, a desoneração fiscal e ampliação do crédito a pessoas físicas. Os investimentos cresceram 2,8% com impacto do crescimento da construção civil e aumento da produção e importação de bens de capital.

Especificamente para o setor de aquecimento solar térmico, o setor deve começar a sentir os efeitos de todo o trabalho que foi feito pela ABRASOL e que continua sendo realizado no sentido de buscar novas políticas de incentivo ao uso da energia solar térmica, como no caso mais recente do projeto “Minha Casa, Minha Vida.”

“Com a entrada dos novos governos, em nível Federal e nos Estados, retomamos nosso trabalho de dialogar com os representantes legais, mostrando o quanto o aquecedor solar pode contribuir para reduzir o consumo de energia elétrica, desafogando o sistema oficial e reduzindo o custo das famílias”, explica o presidente.

Projeto que utiliza energia solar térmica na Namíbia é premiado pela International Energy Agency

Graças à sua versatilidade, iniciativas sustentáveis utilizando a energia solar térmica vem ganhando destaque em várias partes do mundo. Um exemplo interessante é o projeto habitacional desenvolvido pela ORVI para atender seus funcionários que trabalham em um assentamento no sul da Namíbia, na margem norte do rio Orange.

O projeto habitacional é uma solução simples e acessível, além de sustentável de aquecimento solar de água para 58 casas e recebeu o  Prêmio SHC Solar 2022, durante a EuroSun, Conferência Internacional sobre Aquecimento e Resfriamento Solar para edifícios e indústrias, que aconteceu em Kassel, na Alemanha.

O Prêmio celebra a conquista substancial e o impacto mensurável de um projeto de habitação social usando energia solar térmica para reduzir o consumo e os custos de energia. Segundo os organizadores, o projeto da ORVI Social Housing, é um exemplo perfeito de moradia acessível que melhorou o padrão de vida dos moradores, apoiou uma empresa solar nacional, ajudou a economizar anualmente energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa - neste caso, 120.000 kWh de eletricidade produzidas em usinas à carvão, evitando assim a liberação de 36 toneladas de CO2 anualmente.

Ao receber o Prêmio, a chefe do Centro de Energia Renovável e Eficiência Energética da Namíbia, Helvi Ileka, ressaltou que o projeto não é só um sucesso na prática, mas também demonstra como um programa de treinamento abrangente e de longa data, como o SOLTRAIN (Southern African Solar Thermal Training and Demonstration Initiative), pode reunir indústrias solares locais e internacionais, instituições de pesquisa da Europa e da África Austral e formuladores de políticas para criar uma estrutura para a ampla aplicação de sistemas térmicos.

 As 58 casas são de tijolos pré-moldados de concreto e contam com água potável e energia elétrica. Com 40-50% do consumo de eletricidade em projetos habitacionais de baixo custo usados para aquecimento de água, sistemas de termossifão solar para preparação de água quente (coletor de placa plana de 2,1 m2 e tanque de água quente de 160 litros) foram fornecidos e instalados em todas as residências por uma empresa de energia solar da Namíbia com o apoio do projeto SOLTRAIN financiado pela Agência Austríaca de Desenvolvimento. A água quente é usada para tomar banho, lavar roupas e cozinhar.

O projeto melhorou significativamente o padrão de vida dos trabalhadores rurais, e demonstra como casas simples e acessíveis podem ser construídas localmente e equipadas com tecnologias solares sustentáveis.

 Fonte: IEA-SHC dezembro/2022

ABRASOL pleiteia uso do Aquecedor Solar Térmico no Minha Casa, Minha Vida

O novo governo vem demonstrando interesse em retomar o Programa Minha Casa Minha Vida, bem como incentivar o acesso à utilização da energia solar nestas novas residências. A proposta fez parte das discussões do grupo de transição e foca a geração distribuída, quando o consumidor produz a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Ciente da importância do tema para a nova equipe do Ministério de Minas e Energia, a ABRASOL elaborou ofício parabenizando a iniciativa e ressaltando a importância de incluir no Programa, a exemplo do que já acontecia na sua primeira edição, do aquecedor solar de água.

O presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto lembrou que os aquecedores solares garantem uma economia mensal significativa das famílias, sem contar nos benefícios ambientais que o equipamento promove. O ofício destaca ainda pesquisa realizada pela Eletrobrás em 2012 com os moradores de residências do primeiro Programa Minha Casa, Minha Vida, a qual comprovou a total satisfação dos moradores com o equipamento e a economia gerada.

O ofício foi enviado para o Ministério das Cidades, Ministério de Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente. “Já recebemos manifestação positiva do recebimento e estamos na fase de agendamento de reuniões nos três Ministérios. Nossa expectativa é a melhor possível em relação a obtenção de êxito neste pleito”, finaliza o presidente.

IPTU Verde pode ser estímulo para uso de aquecedor solar térmico

A ABRASOL acaba de criar um novo serviço para seus associados, com objetivo de ajudá-los a estimular os clientes a utilizarem o aquecedor solar de água em seus projetos. A partir de agora, a Associação disponibilizará todas as informações sobre o IPTU Verde.

O IPTU verde é um programa de incentivo em âmbito municipal que concede descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para empreendimentos residenciais, comerciais e institucionais que adotem práticas sustentáveis em seus projetos, dentre eles, o uso de energia solar térmica.

A legislação está presente em diversos municípios, que têm o direito de estabelecer suas regras para conceder o benefício.  É aí que entrar esse novo trabalho da ABRASOL. A Associação está compilando o desconto concedido todos os requisitos exigidos em cada município onde a legislação foi implantada.

“A empresa associada receberá as informações para repassar aos seus clientes, como regras e documentos necessário para obter o benefício. Acreditamos que esse pode ser um diferencial importante no processo de convencimento dos clientes, além da questão ambiental”, comenta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Você conhece o Portal de Conteúdo da ABRASOL?

O Portal de Conteúdo da ABRASOL é um canal criado pela própria Associação  com o intuito de fornecer conteúdos voltados para o setor de energia solar térmica. O desenvolvimento desse Blog foi motivado pelo interesse da Entidade em ampliar o alcance do Portal (https://conteudo.abrasol.org.br/) de comunicação com o seu público.

Situado no menu das publicações, esses conteúdos trazem ao leitor um compilado de matérias que tratam exclusivamente sobre o universo da energia solar térmica. Com isso, nesta sessão o leitor pode encontrar temáticas como: o crescimento de mercado do aquecedor solar térmico e a sua aplicação em diversas zonas geográficas - lugares de altas e baixas temperaturas; a instalação deste mecanismo em estruturas como hospitais e casas residenciais e as iniciativas de combate aos danos ambientais com o uso dessa energia limpa.

A ideia de promover um setor voltado unicamente para a publicação desse tipo de conteúdos faz com que o site tenha um rol de materiais rico em pautas que são capazes de despertar não só a atenção do seu público-alvo (empresas do ramo de energia solar térmica), mas também de outras pessoas que também se interessam pelo assunto. Com isso, a ABRASOL consegue alavancar ainda mais a propagação de informações de qualidade e precisas sobre tudo que acontece dentro deste segmento.

Os conteúdos são publicados quinzenalmente e podem ser facilmente encontrados no site da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica.

NOSSOS ASSOCIADOS

NOSSOS ASSOCIADOS