Boletim I Fevereiro I nº24/2022

boletim 24 l Fev/ 2022

Editorial

É sempre bom começar falando de conquistas. Com ajuda de um árduo trabalho da ABRASOL, conseguimos que o governo revogasse a Portaria nº 959 pela nº 532. Com isso, a Portaria deixa de exigir um sistema específico de sistema de energia e passa a beneficiar todas as categorias existentes.

Outro ponto muito positivo é o percentual de aumento de 28% na produção de aquecedores solares no ano de 2021. Nos últimos 25 anos o setor chegou à marca de 21 milhões de m² de coletores instalados e prepara-se para crescer ainda mais.

Diante de números tão positivos, nada como mostrar um exemplo de boa aplicação do sistema solar térmico. Para tanto, vamos contar o que motivou o Hotel Fazenda M1, em Águas de Lindóia, a aposta no aquecedor solar de água em suas instalações.

Fechando esta edição, uma matéria com o nosso VP, Marcelo Madeira, que explica os resultados do trabalho da ABRASOL na área de Comunicação. Além da conexão com os associados, o trabalho começa a colher frutos junto à população, divulgado a tecnologia e incentivando o uso do aquecedor solar de água.

 

Luiz Antônio dos Santos Pinto
Presidente

HOTEL EM ÁGUAS DE LINDÓIA APOSTA NO AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA

Acordar diante do ar puro, com um verde exuberante e tomar um banho quente sem sobrecarregar o sistema elétrico. É esse tipo de experiência que os hóspedes do Hotel Fazenda M1, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, tem o privilégio de desfrutar.

Há mais de 10 anos o local decidiu investir no aquecimento solar como forma de reduzir custos e ganhar em conforto e qualidade no banho, explica Adriano Franci, um dos sócios do Hotel.

Ele explica que inicialmente o investimento se deu em equipamentos com 100 litros de água por quarto, o hotel possui 76 apartamentos. Nesse primeiro período havia um suporte com gás, tecnologia que foi substituída por trocadores de calor em todas as linhas. “Hoje a energia solar é suficiente o gasto é menor em qualquer situação.”

Segundo Adriano Franci, a opção pelo uso do aquecedor solar de água inicialmente teve por base principalmente a economia de energia, no entanto, o uso de uma fonte de energia renovável vai muito de encontro com o “espírito” do local, que tem na natureza seus maiores atrativos.

Localizando cerca de 180 km da capital do estado, o hotel encontra-se em uma região bastante ensolarada o que favorece e muito a utilização da tecnologia. “Com os equipamentos colocados garantimos o retorno do investimento, o sistema se mostrou bastante econômico”, finaliza Franci.

PRODUÇÃO DE AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA CRESCE 28% EM 2021

Depois de um ano em que a crise hídrica esteve entre as principais manchetes do país, a produção de aquecedores solares de água comemora um aumento de 28% em relação ao ano de 2020.

Os números integram a “Pesquisa de Produção e Vendas de Sistemas de Aquecimento Solar 2022”, promovida pela ABRASOL. Para o presidente Luiz Antonio Santos Pinto, contribuíram para essa marca fatores como, a própria crise energética e consequente aumento nas contas de energia elétrica, o trabalho em home office, que levou as pessoas a investirem mais em suas casas, e o aumento dos investimentos na construção civil.

Outra informação importante diz respeito à distribuição das vendas por região do Brasil. “Este é um dado importante para avaliarmos o potencial de cada região, bem como o quanto cada localidade precisa ser trabalhada”, explica o presidente.  A distribuição por segmentos de mercado também demonstrará a suas distribuições percentuais.

Para 2022 o setor espera chegar a um aumento de 30% na produção, apostando na continuidade dos investimentos dos brasileiros em suas residências, no maior conhecimento dos consumidores em relação à tecnologia e maior investimento do governo em projetos sociais contemplando o uso dos aquecedores solares, como o Casa Verde e Amarela e em programas de eficiência energética e de pesquisas, como o da ANEEL, concessionárias de eletricidade, entre outras ações a serem levadas à frente pela ABRASOL.

A pesquisa completa será divulgada em meados do mês de março.

PORTARIA 532 SUBSTITUI A 959 – CASA VERDE E AMARELA

O governo Federal revogou a Portaria 959 pela Portaria nº 532, de 23 de fevereiro de 2022, que passa a dispor sobre os requisitos para empreendimentos habitacionais, integrante do Programa Casa Verde e Amarela. Vale ressaltar que essa alteração foi parte de um esforço feito pela Abrasol, com objetivo de conseguir um melhor detalhamento dos requisitos do sistema de energia solar térmico.

A nova Portaria prevê a possibilidade de instalação de sistemas alternativos de energia, sem entrar em um sistema específico. Fica claro que os sistemas devem ser instalados no empreendimento de forma complementar às redes de distribuição; os equipamentos devem ser etiquetados pelo PBE-Inmetro; os componentes, projetos e procedimentos de instalação devem atender às Normas Técnicas vigentes e devem ser entregues instalados e após verificação de funcionamento.

Para conferir a íntegra da Portaria, basta acessar o link: https://bit.ly/3J73ScY

A COMUNICAÇÃO EM PROL DO SETOR

Divulgar e fortalecer a imagem do aquecimento solar térmico sempre foi um dos principais pilares da ABRASOL. Para tanto, além do trabalho direto com autoridades e com os associados, as últimas diretorias da Associação arregaçaram as mangas e iniciaram um processo de conscientização da opinião pública. “Nós do setor sabemos a importância do aquecimento solar térmico, era preciso levar isso para as pessoas em geral, pois somente assim elas passarão a considerar o uso dessa tecnologia”, comenta o Vice-presidente Marcelo Madeira.

Inicialmente a ABRASOL investiu em um Boletim Eletrônico – ABRASOL INFORMA – que nasceu durante a pandemia, em 2020. Distribuído para todo um mailing específico, o Boletim ganhou espaço ao permitir a divulgação de ações da Associação, entrevistas com pessoas de destaque no segmento e a publicação de cases de sucesso, mostrando que é possível utilizar o aquecimento solar de água em casas, apartamentos, hotéis, hospitais, clubes, e diversos tipos de indústrias.

No entanto, era preciso chegar mais longe. Primeiro a ABRASOL investiu nas redes sociais, com publicações regulares apresentando as vantagens do uso da tecnologia, que está presente no Brasil há mais de 40 anos.

Posteriormente, em meados de 2021, foi contratada uma empresa de Assessoria de Imprensa conceituada no mercado, para fazer a mensagem da ABRASOL. Desde então a Associação passou a ter matérias publicadas nos grandes jornais e portais, como O Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Valor Econômico e também em jornais regionais.

O sucesso do trabalho foi tão grande que na última Assembleia os associados aprovaram a continuidade do trabalho. “Além das publicações conseguimos nos aproximar dos principais jornalistas especializados no setor, o que ajuda a tornar a ABRASOL referência na busca de informações sobre o tema”, destaca Madeira.

Encerrando 2021, a Associação lançou seu Portal de Conteúdo. Trata-se de um espaço criado com objetivo de reunir e compilar as informações sobre o setor. “Nele publicamos entrevistas, cases, as principais matérias veiculadas na imprensa, enfim, temos um grande arquivo de informações, de forma que todos que estão envolvidos ou não no setor, possam conhecer a real importância do uso dessa tecnologia, suas vantagens na redução do uso de energia elétrica, além de fomentar na população o interesse por essa energia sustentável.”

O vice-presidente acredita que a expectativa para 2022 é muito boa. “Diria que encontramos finalmente um equilíbrio na divulgação que permitirá ampliar cada vez mais a repercussão do trabalho da ABRASOL e o papel do setor junto às fontes de energia renováveis.”

Marcelo Madeira
VP Marketing