Boletim I Fevereiro I nº36/2023

Boletim 36 |Fev/2023

Editorial

Quando o trabalho sai do seu nicho e abre novas janelas ele mostra que está sendo bem feito. Com muita felicidade venho dividir com todos os representantes do setor fabricante de aquecedores solares de água, que a ABRASOL foi procurada por uma escola da periferia de São Paulo, em busca de treinamento e capacitação de seus alunos.

Podemos dizer que fechamos um ciclo, que envolve a fabricação, o uso dessa fonte renovável de energia que é o sol, a capacitação e a formação de uma cultura sustentável. Estar dentro de uma escola é mostrar à criança, aos adolescentes e até mesmo aos adultos que nela estudam a importância de buscar outras fontes de energia.

Complementando essa alegria, está na reta final o Projeto de Lei do vereador Eliseu Gabriel, que prevê a instalação de sistemas solares em prédios e residências na cidade de São Paulo, desde que existam condições técnicas e econômicas. A associação vem trabalhando faz muito tempo pela aprovação do Projeto, que finalmente, parece estar praticamente pronto para receber a sanção do prefeito.

Aliás, esse mês foi recheado de boas notícias. Nossa diretora Executiva, Danielle Johan, foi escolhida para integrar a força tarefa da IEA SHC, como representante para a América Latina. A proposta do trabalho é ter uma visão global do mercado para sistemas de aquecimento de água até 2030, apontando inovações tecnológicas e trocando experiências com as melhores práticas no mundo.

E finalmente encerramos divulgando a campanha de captação de revendas para integrarem o corpo de associados da ABRASOL. A ideia é melhorar o atendimento prestado por elas e com isso garantir que o consumidor final tenha o uso mais eficiente do seu aquecedor solar de água.

Uma boa leitura a todos!

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

Projeto que incentiva uso da energia solar entra na reta final de aprovação

No último dia 6 de março, o presidente da  ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto e a diretora Executiva Danielle Johan, participaram de reunião na Prefeitura de São Paulo, com objetivo de fazer os últimos acertos no texto do projeto de lei - PL 107/2019, proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB).

O PL tem por objetivo reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa, bem como diversificar a matriz energética do município, através de incentivo para utilização da energia solar térmica e fotovoltaica, sempre que houver viabilidade técnica e econômica.

Participaram ainda da reunião, a Procuradora da Casa Civil do Estado de São Paulo, Dra. Tatiana Batista e a chefe do Gabinete da Casa Civil, Dra. Denise Ramos, além do autor do projeto, vereador Elizeu Gabriel e de representantes de outras Associações e ONGs.

O presidente da ABRASOL explica que após os ajustes feitos na reunião, será elaborado um novo parecer a ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores e depois para sanção do Prefeito Ricardo Nunes. “A reunião foi bastante positiva e agora estamos aguardando esse parecer. Esse é um projeto que além de contribuir para a conscientização sobre o uso de energias renováveis, permitirá a geração de emprego e estimulará a economia nacional, visto que é um setor amplamente formado por empresas brasileiras”, ressalta.

A diretora Executiva da ABRASOL destaca ainda o poder que um projeto desse tipo tem de influenciar autoridades de outras cidades e regiões. “Temos certeza que a tendência é ele ser replicado para o restante do país, pois reúne ao mesmo tempo, sustentabilidade, geração de emprego e economia para as famílias que terão suas contas de energia elétrica reduzidas com a utilização dessas tecnologias.”

Congresso Brasileiro de Eficiência Energética discute sistemas termossolares

A ABRASOL participou nos dia 7 e 8 de março, em São Paulo, do 19º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. Na ocasião, o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto apresentou um case sobre o início de um Projeto de implementação de Sistemas Termossolares em quatro indústria de bebidas.

Foram apresentadas as expectativas do Projeto em relação à economia e contrapartidas, que são o monitoramento e a verificação dos dados do projeto, ações gerais de eficiência energética nas empresas contempladas e a disponibilidade destes para a comunidade.

O trabalho faz parte do 4º Programa de Aplicação de Recursos do Procel. Nele, a empresa contemplada recebe o gratuitamente, no entanto os participantes precisam atender às contrapartidas. Trata-se de um projeto piloto para implementação não apenas em indústrias de bebidas, mas em todos os tipos de indústrias em que se possa melhorar a eficiência dos processos industriais a partir da utilização dos sistemas de aquecimento termossolares.

Diretora Executiva da ABRASOL representará América Latina em projeto da Agência Internacional de Energia

A diretora Executiva da ABRASOL, Danielle Johan, será a representante da IEA SHC Tarefa 69, para a América Latina. O cargo é bastante relevante, uma vez que permitirá uma importante troca de informações com especialistas de várias partes do mundo.

O IEA realiza, através de Subgrupos, uma Força Tarefa para investigar quais tecnologias são mais apropriadas agora e até 2030 para o aquecimento de água, considerando o desenvolvimento global da economia.

Por entender que a América Latina é uma região bastante significativa, a entidade buscava um especialista para fornecer as informações desta região. A partir do convite feito à diretora Executiva da ABRASOL, a Associação será a representante de toda a América Latina.

Danielle explica que o trabalho consiste em ter uma visão global  do mercado para sistemas termossolares até 2030, apontando quais as inovações tecnológicas. O grupo é formado por um “expert” de cada continente.

Para o presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto, é uma enorme honra para a Associação a escolha da diretora Executiva. “A indicação vem coroar o trabalho que a Danielle realiza há muito tempo neste mercado. E demonstrar aos que ainda não são associados o nível de qualidade que temos internamente na ABRASOL.”

Danielle, por sua vez, agradeceu a confiança do IEA e da ABRASOL, e reforçou a preocupação em mostrar o potencial da América Latina em relação ao mercado solar térmico, e, principalmente, promover a troca de experiências com os demais mercados, sempre em busca de agregar valor para os associados.

Campanha de Captação de novos associados

Qualidade, fortalecimento da imagem do setor e crescimento. Sempre com essa filosofia a ABRASOL acaba de lançar uma Campanha para captação de revendas que queiram se associar à entidade.

A ideia é mostrar que ao trabalhar dento dos padrões das NRs, elas contribuem para o crescimento próprio e preservam a imagem do seu produto, uma vez que são as responsáveis pela venda e instalação no cliente final.

Para tanto, a Associação está firmando convênios para a capacitação e treinamento da mão de obra do setor e a concessão de 1 curso a cada três meses na plataforma Certificasol: gestão de vendas, gestão financeira e instalação de sistemas de aquecimento solar para instalações de pequeno e médio porte.

A meta da campanha é ter 100 associados até o final do ano e conta com a participação ativa dos fabricantes. “Precisamos estimular nossas revendas a integrar a Associação, pois desta forma podemos ajudar a melhorar a prestação de serviço, tão importante para difundir a imagem da atividade, e a eficiência dos nossos sistemas solares”, explica o Vice-presidente de Desenvolvimento Associativo, Rainer Campioni.

Parceria garantirá capacitação de alunos do EJA na região de Taipas

A ABRASOL está participando de um Projeto Social na região de Parada de Taipas, zona Norte de São Paulo. O contato partiu da escola EMEF Raul Pompéia que procurou a entidade buscando treinamento para formação de instaladores.

O presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto e a diretora Executiva Danielle Johan, fizeram a primeira visita na escola, para discutir como se dará o processo.

A ideia é permitir a capacitação profissional dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Trata-se de um projeto piloto com a escola que tem por objetivo capacitar esses jovens e adultos, para que além de uma ocupação profissional eles possam difundir o uso do aquecedor solar de água pelos moradores da região”, explica Danielle.

Paralelamente a ABRASOL ajudará a desenvolver em conjunto com os professores da escola, um material didático para suporte à formação das crianças do ensino fundamental. O projeto será desenvolvido ao longo do ano de 2023.

O presidente Luiz Antonio ressalta a importância de fomentar o conhecimento, principalmente em regiões mais carentes. “Aderimos imediatamente ao projeto, pois ele vem ao encontro dos propósitos da Associação de difundir o uso de energia renovável, garantindo além de sustentabilidade ambiental, redução de custos para as famílias.”

Nas próximas edições traremos mais detalhes sobre a etapas do Projeto.

NOSSOS ASSOCIADOS

NOSSOS ASSOCIADOS