Boletim I Fevereiro I nº45/2024

Boletim 45 Fev/2024

Abrasol dá continuidade à trabalhos desenvolvidos

A Abrasol segue desempenhando o seu papel em relação as melhorias que o setor pode oferecer as empresas de energia solar térmica. O presidente da Associação, Mauro Isaac Aisemberg, destaca que o mais importante é continuar com o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração nos últimos anos.

“Os principais pontos que foram feitos e que a gente continua são ligados a desenvolver leis solares, o projeto Minha Casa Minha Vida, o Pronasol e o Qualisolar. Esses são os pontos-chave que pretendemos continuar nos dedicando”, explica.

Aisemberg também ressalta que o trabalho com relação ao desenvolvimento de novos associados tem sido feito de forma mais efetiva pela nova diretoria. Além disso, há ainda um benefício do novo Conselho de Administração que é de poder contar com participações de novos elementos que estão de fato contribuindo de maneira inovativa para o desenvolvimento do grupo.

“Basicamente o que esperamos é que continuemos desenvolvendo e ampliando esse trabalho que tem sido feito até agora”, finaliza.

Indústria nacional tem muito espaço para crescer no mercado termossolar

Mesmo com todo o potencial solar do Brasil, o país ainda possui um share de apenas 4% no uso de sistemas termossolares na indústria. Logo, existe um potencial enorme para expansão do uso desta tecnologia no setor industrial brasileiro.

Não é de hoje que a ABRASOL tenta mostrar ao governo a importância de fomentar esse mercado. Para tanto, um longo trabalho vem sendo realizado para mostrar que a adoção das tecnologias termossolares pode impulsionar a economia, promover inclusão social e gerar emprego e renda.

Além disso, o uso do sol como gerador de calor, vai de encontro ao atendimento global do uso de fontes sustentáveis no atendimento às demandas energéticas e ambientais.

Em reunião no Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC), a diretoria da ABRASOL voltou a reforçar a importância do uso de sistemas termossolares na indústria, ressaltando que é preciso mais investimento, com a criação de linhas de crédito para o financiamento da compra e instalação de equipamentos pelas empresas, bem como uma divulgação dos sistemas termossolares nas mídias do governo Federal e a disponibilização de verbas dos planos de eficiência energética das concessionárias para implementação da tecnologias nas diversas indústrias.

O Vice-Presidente de Tecnologia e Meio Ambiente da ABRASOL, Eduardo Montalvão, também fez questão de apresentar as contribuições da Associação para o programa de neoindustrialização 2024-2026, anunciando recentemente pelo governo, destacando que:

- o uso da energia termossolar reduz o consumo de combustíveis fósseis, atendendo uma necessidade global de segurança energética;

- a energia solar térmica permite armazenar sua produção em reservatórios termossolares para utilização 24 horas por dia;

- trata-se de uma indústria que utiliza matérias-primas 100% nacionais e estimula a criação de empregos;

- os sistemas de aquecimento solar apresentam potencial notável para a redução das emissões de gases de efeito estufa, dentre outros.

Assembleia Geral apresenta ações do primeiro trimestre

A ABRASOL realizará no dia 14 de março, Assembleia Geral Ordinária a partir das 13h30. O evento, que apresentará o resumo das atividades do primeiro trimestre, será realizado de forma híbrida. A expectativa é reunir um número bastante significativo de associados, tanto presencialmente, quanto na versão virtual.

Para o presidente, Mauro Isaac Aisemberg, é fundamental contar com a participação os associados, principalmente neste momento em que a entidade inicia uma nova gestão.

Para participar da reunião de forma híbrida, os interessados o link de acesso pela ABRASOL. A reunião presencial será realizada na sede da Associação, na Av. Paulista, 1313 – sala 905 D

A ABRASOL e o Associativismo: Um compromisso com o futuro do setor

Fortalecer o Associativismo é a pedra angular da gestão da ABRASOL. A nova diretoria está comprometida em dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão anterior, ampliando as atividades e buscando o engajamento dos associados.

O objetivo é claro: ampliar o número de associados e oferecer uma cesta de benefícios ainda mais completa, atendendo às necessidades específicas de cada elo da cadeia: fabricantes, revendedores e instaladores.

Para isso, a ABRASOL criou um grupo de trabalho com um cronograma de atividades focado em:

  • Benefícios direcionados: A entidade está mapeando as necessidades de cada setor para oferecer benefícios personalizados e de alto valor.
  • Treinamentos específicos: A ABRASOL está desenvolvendo treinamentos focados em boas práticas de produção, instalação e operação de aquecedores solares.
  • Capacitação profissional: A entidade está comprometida em oferecer cursos e treinamentos para aprimorar as habilidades dos profissionais do setor.

A ABRASOL acredita que a união faz a força. Por isso, convida todos os associados a participarem ativamente das iniciativas da entidade.

“Juntos, podemos construir um futuro ainda mais forte e promissor para o setor de Aquecimento Solar no Brasil” comenta o vice-presidente de Desenvolvimento Associativo, Wander Martins.

Junte-se a nós!

 

Wander Martins
VP Desenvolvimento Associativo

NOSSOS ASSOCIADOS

NOSSOS ASSOCIADOS