Boletim I Janeiro I nº23/2022

boletim 23 l Jan/ 2022

Editorial

A harmonização dos dados publicados nas tabelas do Inmetro sempre foi uma preocupação para todo o setor. Por conta disso estamos muito satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado em parceria com o Inmetro, laboratórios de ensaios e OCPs. Sob a coordenação da ABRASOL, vamos finalmente gerar informações uniformes que auxiliarão em muito todo o mercado de aquecedor solar de água e o consumidor final.

E parece que o ano começou cheio de boas notícias. Estamos trazendo para todo o mercado um Portal de Notícias. A proposta é fornecer informação de qualidade sobre o setor, os produtos, os fornecedores, enfim, sobre tudo que norteia o mercado de aquecimento solar térmico. Aproveito para deixar aqui meu convite para que todos acessem e façam seus comentários.

Também podemos anunciar que no próximo dia 17 de março lançaremos o Certificasol – Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar. Em mais uma etapa do Programa, teremos o prazer de contar com o conhecimento do Dr. Lúcio Mesquita, PhD em energia solar térmica.

Finalizando essa edição, nosso VPI, Mauro Aisemberg, fala um pouco sobre o modelo de gestão da ABRASOL que vem garantindo resultado nos pleitos do setor, ampla participação dos associados nas decisões tomadas e agregado valor na disseminação de informações sobre a importância do aquecedor solar de água para a economia de energia e sustentabilidade.

Luiz Antônio dos Santos Pinto
Presidente

SETOR TRABALHA NA PADRONIZAÇÃO DAS TABELAS DE AQUECEDORES SOLARES DO SITE DO INMETRO

A ABRASOL promoveu no dia 6 de dezembro de 2021 reunião sobre a padronização de etiquetas. Participaram do encontro o Inmetro, representantes dos principais laboratórios de ensaios e dos Organismos de Certificação de Produtos (OCP).

O principal objetivo da reunião foi harmonizar as informações que serão disponibilizadas nas tabelas do site do INMETRO, para isso os dados já sairiam padronizados dos laboratórios e passados aos OCP’s que ficariam responsáveis por alimentar um diretório, que seria validado pelo INMETRO para publicação. Desta forma, todos ganham em agilidade e confiabilidade.

Atualmente três laboratórios realizam tais ensaios em aquecedores de água, logo, é fundamental que exista uma harmonização dessas informações que vão para o site do INMETRO, para que seja possível equiparar os produtos testados. Durante a reunião todos os representantes dos laboratórios apresentaram suas sugestões.

A ABRASOL será responsável pela coordenação desse trabalho, que já começou, em parceria com os envolvidos. “Estamos trabalhando nessa harmonização de parâmetros e acreditamos que o resultado será bastante positivo para todo o mercado”, afirma o presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto.

NOVO CURSO CERTIFICASOL SERÁ LANÇADO EM MARÇO

A ABRASOL lança no próximo dia 17 de março o curso “Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar”. O curso que faz parte do Programa Certificasol, será apresentado oficialmente através de um Webinar cuja programação será divulgada em breve.

Ministrado pelo prof. Dr. Lúcio Mesquita, o curso terá carga horária de 18 horas. Já foram lançados até o momento outros dois cursos – Certificasol – Gestão Financeira e Certificasol – Gestão de Vendas Técnicas.

O programa CERTIFICASOL, desenvolvido pela ABRASOL, tem como objetivo promover o crescimento do mercado de energia solar térmica e de capacitar todos os profissionais do setor, que para serem certificados pelo programa deverão demostrar sua competência, mantendo altos padrões de qualidade, ética e conduta profissional.

Serviço:

Webinar – Certificasol Instalação de Sistemas de Aquecimento

Data – 17/03/22

Horário – 10 horas

SETOR GANHA UM PORTAL DE NOTÍCIAS

Informações confiáveis sobre aquecimento solar térmico. Esse é um dos objetivos do Portal criado recentemente pela ABRASOL. A proposta, explica o Vice Presidente, Marcelo de Melo Madeira, é disponibilizar o máximo de informações possíveis. “Temos que ocupar um espaço grande que nos separa dos consumidores e técnicos que buscam informações sobre nossa atividade.”

Inicialmente o Portal será atualizado a cada 15 dias, com matérias, artigos, publicações sobre a ABRASOL na imprensa, cases de sucesso, números de mercado, cursos e tudo que envolve esse universo.

O Portal pode ser acessado em: https://conteudo.abrasol.org.br/

GESTÃO INOVADORA GARANTE SUCESSO DA ASSOCIAÇÃO

Embora alguns acreditem ser pouco provável é possível sim inovar na gestão de uma Entidade de Classe. A prova disso é o estatuto da ABRASOL. O documento que norteia todas as regras para a gestão da Associação estabelece que cada Conselho Administrativo e fiscal permaneça no cargo por dois anos.

Mas a novidade mesmo é que ao eleger o novo presidente, os associados já sabem quem será o próximo. O estatuto prevê a eleição dos cargos e cabe ao Vice Presidente Institucional (VPI) assumir como presidente no mandato seguinte.

Essa renovação do Comitê Gestor é considerada extremamente benéfica, pois permite a entrada de “sangue novo”, com diversificação de propostas e um maior engajamento dos associados, explica o VPI, Mauro Aisemberg. “Não deixamos para trás o que foi feito, com a presença efetiva do presidente anterior no Conselho de Administração e ainda agregamos novas propostas, levando valor aos associados”, ressalta.

Embora seja uma Entidade jovem, a ABRASOL nasceu em 2016, essa filosofia de trabalho tem garantido bons resultados e propiciado um crescimento rápido tanto da Associação, quanto do papel do aquecimento solar térmico nas políticas públicas e junto à iniciativa privada.

Para a diretora Executiva, Danielle Johann, “esse engajamento e a forma como a ABRASOL trabalha permitem o avanço dos projetos, pois é uma ação conjunta, que conta com um Planejamento estratégico consistente. Nosso conselho administrativo se reúne com periodicidade quinzenal o que dá fluidez ao trabalho. É importante salientar o forte engajamento dos associados o que gera inclusive, um amplo interesse em participar das novas gestões, ao contrário do modelo tradicionalmente utilizado na maioria das Entidades.”

Mauro Isaac Aisemberg
VP Institucional