Boletim I Março I nº25/2022

boletim 25 l Mar/ 2022

Editorial

Chegamos ao final do primeiro trimestre do ano. Durante nossa Assembleia apresentamos os diversos trabalhos realizados até o momento. É muito bom perceber que o ritmo de trabalho continua intenso e cheio de conquistas. Fortalecendo ainda mais a atividade e a tecnologia do aquecimento solar térmico.

Tenho o prazer de falar nesta edição do nosso Webinar de lançamento do novo curso CERTIFICASOL de instalações de aquecimento solar, que conta com o apoio da Agência Internacional de Energia, da reunião com o presidente do Inmetro, que manifestou apoio ao QUALISOLAR, e a grande conquista do desmembramento do Comitê de Energia Solar dentro da ABNT.

Iniciamos ainda uma nova coluna com estudos de casos internacionais, que mostram como é possível estimular o uso do aquecedor solar de água. Nesta edição vamos falar da experiência do Chipre, onde o uso da energia solar está presente em 90% das residências.

Abril chegou e estamos começando um novo trimestre com muito trabalho pela frente e excelentes expectativas para o setor. Mais uma vez ressalto a importância da categoria estar unida em defesa dos objetivos comuns e com foco em ações que fortaleçam as empresas e nossa entidade.

 

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

WEBINAR LANÇA CURSO DE INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR

Aconteceu no dia 17 de março o Webinar de Lançamento do Curso – Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar – promovido pela ABRASOL. Durante a abertura o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto ressaltou a importância do evento e da profissionalização dos instaladores, um dos pilares defendidos pela Entidade.

A diretora Executiva da ABRASOL, Danielle Johann, ressaltou a importância do apoio da Agência Internacional de Energia ao programa e aproveitou para apresentar um vídeo enviado pelo representante da IEA SHC, Ken Guthrie.

Ele começou destacando alguns pontos fundamentais para que os clientes que instalam equipamentos de aquecimento solar saiam satisfeitos, como ter produtos robustos e um bom projeto, vendedores que garantam a qualidade dos produtos e instaladores habilitados para instalar os equipamentos de forma apropriada.

Ken Guthrie parabenizou a iniciativa da ABRASOL em nome do IEA e falou sobre programas semelhantes que estão sendo realizados para contribuir para melhorar a qualidade do setor de aquecimento solar de água. A SCH da IEA atua para desenvolver o setor no mundo e, segundo Guthrie, o Brasil será muito bem-vindo a participar desses programas.

A seguir a professora Elizabeth Pereira Duarte demonstrou toda sua satisfação em prestigiar essa iniciativa da ABRASOL. Ela lembrou diversos programas e trabalhos realizados ao longo dos últimos anos buscando garantir a qualidade dos produtos. “O Certificasol é o resultado de toda essa discussão e trabalho realizado”, afirmou.

O representante do Inmetro, Pedro Henrique Costa lembrou o potencial do país para utilização de aquecedores solares de água e afirmou que os instaladores são pessoas fundamentais para o processo de transição da matriz energética vivida pelo país.

Pedro Henrique encerrou seu pronunciamento deixando três mensagens para os futuros instaladores: a importância de buscarem produtos Certificados e Etiquetados; a importância da excelência na instalação do equipamento e a necessidade dos instaladores estarem capacitados, habilitados e certificados.

O past presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos, foi o responsável pela apresentação da proposta do Certificasol. Segundo ele, este surgiu da necessidade de se capacitar o instalador. “Queríamos assegurar que teríamos profissionais com competências técnicas e um código de conduta”, explicou.

Após a apresentação da proposta foi a vez do professor Lúcio Mesquita, PhD em energia solar térmica e elaborador do curso, explicar o conteúdo que será apresentado. Ele começou destacando a importância do trabalho associativo, assegurando que o setor não estaria como está se não fossem as associações, e agradeceu a oportunidade de trabalhar no curso.

Segundo ele o Brasil possui um grande potencial para implantação do sistema solar térmico e o curso tem como foco sistemas de aquecimento solar para pequenas instalações. “O curso não inclui o uso industrial, em piscinas e não cobre conceitos básicos de instalação hidráulica, além de não entrar em detalhes de segurança do Trabalho.”

O curso possui 69 vídeos aulas, com cerca de 10 minutos cada. “A ideia é explicar os princípios e conceitos por trás das regras. É preciso que o instalador entenda os conceitos que deram origem às regras.”

Os interessados podem obter mais informações no site do Certificasol e fazer a aquisição do curso através do link:

https://www.certificasol.com.br/loja/catalogo/instalacao-de-sistemas-de-aquecimento-solar_3/

CHIPRE APOSTA NA ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Enquanto o Brasil utiliza cerca de 5% da capacidade de implementação de aquecedores solares em residências, um país pequeno como o Chipre, com pouco mais de um milhão de habitantes, 90% das residências utilizam a energia solar para atender às necessidades de aquecimento.

Os aquecedores solares de água são comuns na ilha onde a energia solar contribui muito para cumprir as metas de mudança climática do país, segundo a Associação de Empresários Térmicos Solares do país (EBHEK).

A partir desta edição o ABRASOL INFORMA vai se debruçar sobre alguns estudos de caso, que podem servir de referência para o desenvolvimento de políticas públicas brasileiras.

O Chipre

Os sistemas solares térmicos da ilha geram uma economia total de cerca de 48 milhões de euros – dinheiro que de outra forma teria sido usado para pagar as importações de óleo para aquecimento.

O mercado solar térmico no Chipre viveu um período fértil entre 2014 e 2016 graças ao setor da construção, que voltou a se  recuperar após a crise financeira de 2008.  Os números aparecem em um relatório intitulado Chipre Solar Thermal Market Analysis, que aponta que no período a indústria produziu e vendeu 37.922 m² de área coletora na ilha em 2016 e importou outros 24.248 m², a maior parte importados da Grécia e da China, que somam um total de 62.170 m².

Em 2017 e 2018, as vendas continuaram em alta, de acordo com a Vesta Solar Heaters, um dos principais fabricantes de sistemas solares de água quente do Chipre. Surgiram novos projetos de construção, incluindo pousadas, apartamentos e casas unifamiliares, fazendas de suínos e vinícolas.

A EBHEK é uma das Associações industriais mais antigas do Chipre. Fundada em 1977, é composta por 23 fabricantes e fornecedores de equipamentos solares para água quente. O volume de negócios da indústria tem aumentado de forma constante nos últimos anos, totalizando 10,6 milhões de euros em 2016.

INMETRO APOIA PROJETO QUALISOLAR

O presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto, se reuniu com o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, no dia 15 de março. Na oportunidade, Santos explicou detalhadamente a importância do uso da energia solar térmica para desafogar o sistema elétrico, principalmente nos horários de ponta.

Ele também reforçou a importância de que as indústrias utilizem equipamentos qualificados para estimular a expansão do uso da tecnologia. Para tanto, a ABRASOL criou o projeto QUALISOLAR, que tem por objetivo garantir um mercado com as mesmas condições de competividade, ou seja, que todos os produtos colocados no mercado atendam com excelência as exigências técnicas na hora de colocar o produto na prateleira, e que os produtos ensaiados nos laboratórios acreditado sejam os mesmos encontrados pelos consumidores finais.

O presidente do Inmetro ficou bastante impressionado com a iniciativa garantindo que o Instituto apoia o projeto e que a ABRASOL saiu na frente com o QUALISOLAR, que está muito alinhado com o novo modelo regulatório. Guerson também manifestou interesse em conhecer pessoalmente uma fábrica de aquecedores solares.

O trabalho junto ao Inmetro é apenas uma das frentes defendidas pela ABRASOL no sentido de promover boas práticas no mercado de aquecedores solares, a exemplo do próprio QUALISOLAR.

 

Qualisolar iniciativa sensacional acharam um avanço na certificação do Inmetro e que eles dão todo apoio isso está muito alinhado com o novo modelo regulatório. Saindo na frente absolutamente alinhados com o novo modelo

ASSEMBLEIA FAZ BALANÇO DOS 1º TRIMESTRE DE 2022

A ABRASOL realizou no dia 31 de março uma Assembleia de Associados. Na oportunidade foram apresentadas as atividades de janeiro a março de 2022. Dentre as ações a reunião realizadas com a ABNT que estabeleceu o desmembramento da Comissão de Estudos Especiais, criando um Comitê exclusivo para o aquecedor solar de água.

O início do ano trouxe ainda mais um curso do CERTIFICASOL – Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar. Em maio haverá o lançamento do curso – Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar em Processos Industriais.

Também foram apresentados os trabalhos em relação ao QUALISOLAR, junto ao Inmetro, a revogação da Portaria 959 pela Portaria 532 do programa Casa Verde e Amarela, as sugestões dos associados para as próximas temáticas do RENASOL e a apresentação dos avanços do projeto PRONASOL, que visa fomentar o setor de energia solar térmica em todo o País.

Encerrando a reunião foram discutidos o Balanço Energético Nacional (BEN 2022), com a inclusão da Energia Solar Térmica nesta importante publicação da Empresa de Pesquisa Energética, e a inclusão do solar térmico nos Projetos de Eficiência Energética e nos Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, além da continuidade de projetos de cooperação com instituições internacionais.

ABNT CRIA COMITÊ DE ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Graças ao empenho da diretoria da ABRASOL a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) decidiu desmembrar a Comissão de Estudo Especial de Energia Solar, que tem por objetivo elaborar normas técnicas que deverão fortalecer o processo de utilizar os aquecedores solares com padrões técnicos para projetos, produto, mão de obra, ensaios e comissionamento.

O Comitê de energia solar térmica deverá receberá o nº 257. “Esta é uma conquista muito importante, pois poderemos conduzir o trabalho com foco total na energia solar para aquecimento de água, que possui características próprias que precisam ser respeitadas”, argumenta o presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto.