Boletim I Março I nº37/2023

Boletim 37 |Mar/2023

Editorial

Nesta edição iremos apresentar os dados da Pesquisa de Produção e Vendas de 2023 (base de dados 2022), esses resultados irão dar suporte ao Planejamento Estratégico da associação com nossos principais objetivos: aumentar o mercado de Energia Solar térmica e a quantidade e engajamento à nossa associação.

Nesta edição também vamos falar do projeto capacitação de novos instaladores, uma iniciativa que tem tudo para ser replicada no país inteiro. Com o suporte do Senai, ganhamos uma expertise fundamental para a criação do curso, que deverá contribuir para gerar empregos locais e difundir o uso do aquecedor solar em comunidades de baixa renda e a reciclagem de conhecimento dos instaladores.

Quero aproveitar e agradecer também todos que participaram da nossa Assembleia, mostrando o engajamento que tanto solicitamos. A presença de vocês, fortalece as ações da entidade e nos motiva a trabalhar ainda mais pelo setor.

Trabalho este que vem rendendo frutos importantes, como o apoio em Brasília do senador Marcos Pontes ao PRONASOL.

E para mostrar tudo isso, estamos ajustando nossa Comunicação buscando agilidade na divulgação de nossas ações, de forma que todos possam participar mais ativamente da nossa gestão. Logo, se querem acompanhar mais de perto o trabalho da ABRASOL, sigam nossas redes sociais.

Uma boa leitura a todos!

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

Pesquisa ABRASOL aponta comportamento do mercado de Energia Solar Térmica em 2022 e as expectativas para 2023

Ao contrário em 2021, o ano de 2022 o setor registrou leve declínio em relação ao ano de 2021 com o volume de produção de coletores solares térmicos registrando uma soma de 1,78 milhões de m² em relação a 2021, um decréscimo na quantidade de -2,1%. Nos últimos 25 anos o setor registrou um acumulado de 22,8 milhões m² de coletores instalados.

Para 2023, é esperado um crescimento de 16%, esse é percentual apurado na pesquisa de Produção e Vendas de Sistemas de Aquecimento Solar, para isso serão necessárias as aprovações de políticas públicas, além de ações privadas envolvendo todos os agentes da nossa cadeia produtiva.

A pesquisa detalha ainda a quantidade de coletores abertos, fechados e tubo a vácuo; a quantidade de reservatórios vendidos entre 2014 e 2022, e o comportamento das vendas regionalmente. Como nos anos anteriores, o segmento residencial se mantém como o principal mercado seguido pelo comercial/serviços.

Para o presidente da ABRASOL, Luiz Antonio Santos Pinto, as informações colhidas contribuem para o posicionamento do setor. “A pesquisa é fruto de um trabalho detalhado e fundamental como suporte para o planejamento tanto das ações da ABRASOL, como de cada um dos fabricantes, instaladores e demais agentes do mercado de aquecedores solares.”

PL sobre o PRONASOL chega ao Senado

O presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto, e a diretora Executiva, Danielle Johan, estiveram em Brasília no último dia 14 de março, em reunião com o senador Marcos Pontes e com os deputados Federais, Coronel Tadeu e Ricardo Sales.

Na oportunidade eles conversaram sobre o andamento do PL que tramita no senado, objetivando criar o Programa Nacional de Incentivo ao Uso de Aquecedores Solares de Água (PRONASOL), que tem por objetivo reduzir e estabilizar o consumo de eletricidade e a utilização de combustíveis fósseis para aquecimento de água em residências.

Na opinião dos diretores da Associação, a reunião foi muito importante. “Fizemos questão de levar todo nosso material pessoalmente ao senador e aos deputados. O senador nos informou que o conteúdo já está sendo avaliado pela bancada e existe um alinhamento para que a tramitação ocorra de forma satisfatória também na Câmara dos Deputados.”

Para a Danielle a reunião deixou uma sensação de acolhimento. “Foi como um “abraço” a nossa proposta. Saímos bastante confiantes de que PL será bem aceito pelas duas Casas.

Senai e ABRASOL elaboram curso para instaladores

A ABRASOL e o Senai Pirituba se uniram para criar um Curso de Extensão de Instalação de Aquecedores Solares Térmicos. O projeto faz parte da segunda etapa da ação que a Associação está promovendo para criar um programa para escolas do EJA como a EMEF Raul Pompeia em Taipas.

No mês passado a diretoria da ABRASOL atendeu a uma solicitação da escola, que pretendia propiciar treinamento para formação de instaladores. “Prontamente abraçamos a ideia e fomos conhecer a escola. A ideia é capacitar os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), de forma que eles tenham oportunidade de emprego na própria região em que se encontram”, explica o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Feita a visita, a diretoria da ABRASOL entrou em contato com o Senai Pirituba, que é especializado em energias renováveis, para viabilizar o curso. “Nosso objetivo é unir as pontas, ou seja, criar o curso, capacitar os moradores, de forma que eles possam ter uma profissão que está ligada a um setor com enorme potencial de crescimento”, ressalta o presidente.

A capacitação é fundamental para ter bons instaladores, que trabalhem dentro da conformidade, contribuindo não apenas para a qualidade das instalações, mas também para a conscientização da importância do uso de energias renováveis, principalmente em regiões carentes, onde o custo da energia tem um peso significativo no orçamento das famílias.

Este curso será feito em módulos e servirá também para os associados da ABRASOL com treinamento em NR’s e reciclagem dos conhecimentos de nossos instaladores

“Acreditamos que este projeto tem potencial para se espalhar por todo o país, levando conhecimento, gerando emprego e renda para diversas famílias e trazendo novas informações para os que já estão trabalhando”, finaliza Luiz Antonio.

Assembleia Geral apresenta planejamento 2023

A ABRASOL realizou no dia 16 de março, Assembleia Geral Ordinária. O evento, o primeiro de 2023, aconteceu de forma híbrida e reuniu um número bastante significativo de associados, presencial e virtualmente

Para o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto foi importante contar com a participação de tantos associados, uma vez que o ano está começando e a Entidade possui vários trabalhos em andamento, que necessitam ser discutidos com a categoria.

Dentre os temas abordados na Assembleia, o planejamento de ações para 2023. “Com a mudança dos governos Federal e Estaduais, será importante retomar o quadro de visitas e contatos com autoridades, de forma não apenas de apresentar a Entidade, como de fomentar políticas públicas que contemplem a utilização do aquecedor solar térmico”, explica o presidente.

De modo geral o encontro foi classificado como bastante positivo, uma vez que permitiu a troca de experiências entre os presentes, que puderam discutir sobre vários temas, sempre buscando encontrar o equilíbrio entre os interesses de todos os elos da cadeia produtiva.

Agilidade para melhorar a Comunicação com os Associados

Melhorar a Comunicação com os associados têm sido uma preocupação frequente da ABRASOL. Para o vice-presidente de Marketing, Rodrigo Sbízero, ao saber o que está sendo trabalhado pela entidade os associados podem contribuir mais efetivamente sugerindo ações, complementando informações, além de entenderem melhor o que está sendo feito em prol do setor.

Dentre as ferramentas de Comunicação utilizadas pela ABRASOL, a diretoria acredita que as redes sociais são as que facilitam a agilidade do contato. Logo, a partir de agora, as ações serão divulgadas com maior rapidez e agilidade.

“Já iniciamos essa nova comunicação. Quem segue nossas redes sociais com certeza já percebeu a mudança. Publicamos as reuniões em Brasília, a Assembleia e até um dos projetos que estamos trabalhando em uma escola de Taipas, na zona Norte de São Paulo”, comenta Sbízero.

O resultado desse novo trabalho também já começou a ser sentido. “Ganhamos um número significativo de seguidores desde que mudamos a maneira de comunicar, demonstrando que estamos no caminho certo.” Além das redes sociais, a ABRASOL possui o site, que está sendo reformulado para se tornar mais dinâmico, e um Portal de Conteúdo, que reúne matérias sobre o setor de aquecedores solares no Brasil e no mundo.

NOSSOS ASSOCIADOS

NOSSOS ASSOCIADOS