Boletim I Outubro I nº32/2022

Boletim 32 | Out/2022

Editorial

Nesta edição estamos refletindo bastante sobre o futuro. Apesar de algumas incertezas, apostamos em um ano produtivo e cheio de possibilidades. Em função disto estamos prontos para mostrar ao novo governo a pujança do setor e quanto ele evoluiu nos últimos anos, o que certamente deverá abrir novos leques de oportunidade.

Continuamos focados em reunir em nossa entidade o maior número possível de representantes da cadeia da energia solar térmica, pois assim acreditamos que poder conquistar políticas públicas amplas e que garantam competitividade e representatividade.

Também queremos reunir os empresários depois de tanto tempo de distanciamento. Para tanto, vamos aproveitar nossa Assembleia para promover um almoço de confraternização e esperamos contar com a presença de todos os associados.

Finalizando vamos falar um pouco sobre nós mesmos. A diretora Executiva Danielle Johan, explica como se dá o trabalho da Associação e o quanto é importante ter acesso ao maior número possível de informações.

Estamos na reta final do ano e não há tempo para descansar. Temos que arregaçar as mangas e começar a preparar o futuro.

Uma boa leitura para todos!

Luiz Antonio dos Santos Pinto
Presidente

Continuidade deve ser a palavra chave em 2023

O crescimento da economia está sempre entre as principais metas do país. No entanto, é importante lembrar que desenvolvimento sempre acarreta aumento do consumo de energia. Embora 2022 tenha sido um ano com bons índices pluviométricos, a crise hídrica já é uma realidade no país.

Logo, pensar em desenvolvimento precisa envolver a preocupação com a eficiência energética, que tem na energia solar térmica um importante pilar, significa retirar da rede de abastecimento elétrico, um importante vilão, que é o chuveiro elétrico.

Para tanto, é preciso que as autoridades, independente de quais partidos políticos, entendam e invistam em políticas públicas que estimulem a utilização do aquecimento solar térmico em residências, indústrias, comércios, dentre outros.

A ABRASOL, como representante do setor, conseguiu grandes conquistas ao longo dos últimos anos, e acredita na continuidade e ampliação deste trabalho. “Passado esse período de estagnação iniciado com a pandemia, acreditamos em um ano de grandes oportunidades para a economia, o que deverá refletir diretamente no nosso setor”, diz o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Em função disto, o ano de 2023 deverá ser intenso. “Vamos continuar o trabalho de fomentar políticas púbicas sustentáveis e confiamos nesse crescimento, principalmente depois da inclusão do aquecimento solar térmico no Balanço Energético.”

O presidente reforça que o ano será de muito trabalho, principalmente tendo uma nova equipe no Governo Federal e nos Governos estaduais. “Será preciso interagir com a nova equipe e demonstrar e reforçar tudo que foi feito até agora. Mas temos certeza que os resultados que temos para apresentar contribuirão muito para tornar essa relação bastante produtiva. Estamos prontos para continuar fazendo o setor crescer.”

Fiscais do Ipem recebem treinamento sobre fabricação de equipamentos

A ABRASOL promoveu um treinamento voltado para os fiscais do Ipem-SP. O evento aconteceu no dia, 18 de outubro, e teve por objetivo demonstrar o que é possível verificar visualmente nos equipamentos em relação ao que está descrito no selo do Inmetro.

O encontro foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa foi apresentada a portaria nº 420/2021 do INMETRO e apresentadas amostras dos diversos tipos de aquecedores solares e principais a serem fiscalizados de forma a garantir que o produto etiquetado é o mesmo que está sendo comercializado. O presidente da ABRASOL, Luiz Antonio dos Santos Pinto, comenta que essa análise visual contribui para que o profissional do Ipem dê andamento ao processo de fiscalização.

Na segunda parte do treinamento os 12 fiscais que participaram do evento visitaram uma fábrica. Lá foi possível conhecer o processo de produção dos equipamentos em todas as etapas.

O treinamento fez parte dos trabalhos da entidade em parceria com o Ipem e o Inmetro, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do mercado. “Queremos um mercado competitivo e que atue de forma justa e leal, e que o consumidor final saiba que o produto adquirido está dentro das especificações.”

O sucesso do evento foi tão grande, que os participantes sugeriram que a ABRASOL replique o treinamento em outros estados. “Vamos estudar a proposta dos fiscais abrir o leque de parceria levando o treinamento para os demais estados do país”, finaliza Luiz Antônio.

ABRASOL organiza a Assembleia Ordinária dos Associados

A ABRASOL realizará no próximo dia 08 de dezembro Assembleia Ordinária de Associados. Depois do longo período de distanciamento social, o evento é uma oportunidade para que os associados possam confraternizar. “Temos muito o que comemorar, conversar e trocar experiências. Para tanto, antes da reunião vamos promover um almoço de confraternização”, ressalta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

A primeira convocação será às 14h00, com pelo menos a maioria dos associados. A Assembleia será realizada às 14h30, em segunda convocação, com os associados que estiverem presentes. O encontro será realizado na sede da ABRASOL: Av. Paulista, 1313 – 9º andar – sala 905 - Cerqueira César, São Paulo - SP.

Preferencialmente, a participação deve ser presencial, mas em casos de impossibilidade de presença, será aberto um link para entrada na reunião por videoconferência.

Pauta da reunião 

Boas-vindas e aprovação da ata anterior ; Apresentação das ações realizadas em 2022; Discussão sobre o Estatuto; Informações Financeiras; Outros assuntos e Encerramento

Poderão participar da Assembleia os associados em situação regular junto à Associação e, portanto, com pleno atendimento aos seus direitos sociais, podendo ser representados pelos mandatários formalmente incluídos que deverão apresentar procuração assinada.

O Associativismo como ferramenta de fortalecimento da cadeia produtiva

Desenvolver o associativismo é a missão de qualquer entidade de classe. Nos últimos anos, a ABRASOL vem trabalhando para ampliar a participação dos representantes da cadeia que integra o segmento de energia solar térmica. Para tanto, reúne em seu quadro associativo fabricantes, projetistas, instaladores, revendas, fornecedores, Universidades e Institutos de Pesquisa. “O objetivo da ABRASOL é representar e pleitear uma melhoria geral para todos os envolvidos nesse mercado”, comenta o vice-presidente de Desenvolvimento Associativo, Rainer Campioni.

Paulo Schoueri - VP da FIESP

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e diretor titular do Departamento Sindical, presidente do Sindicato de Especialidades Têxteis e da Jucesp, Paulo Henrique Schoueri, afirma que as Associações de classe, diferentemente das entidades sindicais, que atuam em questões setoriais pontuais, ao agregar todos os envolvidos na cadeia geral, mesmo os indiretos, podem abrir um caminho interessante para valorizar o associativismo e enriquecer os debates, ideias e soluções que inclusive podem ser levadas aos sindicatos para em parceria buscar uma implementação conjunta.

“Uma representação forte traz impessoalidade, representação firme e sem o risco de expor as individualidades empresariais. Uma Associação representa mais segmentos, na maioria das vezes mais entes da Federação e fazendo um trabalho consistente, acaba encontrando respaldo dos entes públicos e agilidade nas análises e decisões que interessam à categoria”, observa Schoueri.

Para Campioni, a adesão dos vários segmentos à Associação, demonstra o interesse do setor em fortalecer a relação com a entidade e a consequente representatividade junto aos órgãos públicos. “Nosso interesse é fortalecer o setor, criar políticas públicas de incentivo ao uso da energia solar térmica, o que consequentemente será positivo para todos os elos desta cadeia”.

ABRASOL trabalha para promover o fortalecimento do setor

Fomentar e desenvolver o mercado de energia solar térmica no Brasil é uma das missões da ABRASOL. Para tanto, é preciso planejar, estruturar e acompanhar o andamento das ações. “É preciso estar atento a tudo que cerca a atividade. Propostas de novas legislações, novas tecnologias, aspectos econômicos, tudo que possa impactar de forma positiva ou negativa o mercado”, comenta a diretora Executiva da Entidade, Danielle Johan.

Ela lembra que a Associação trabalha em várias frentes, dentre elas, a conscientização da sociedade sobre o uso racional de energia, melhoria do meio ambiente e sustentabilidade. “Trata-se de um processo gradual que envolve a divulgação das experiências positivas. Para tanto, investimos muito em comunicação, de forma a chegar o mais próximo possível do público em geral.”

Danielle destaca a evolução da Entidade, que ganhou, com o tempo, uma posição política mais ativa, focou o fortalecimento da imagem não apenas da Associação, mas também da atividade em todos os elos dessa cadeia. “É um trabalho consistente em busca de mostrar o potencial do setor, os benefícios do uso da tecnologia, até chegar à elaboração de sugestões de políticas públicas”, explica.

Além de todo esse escopo, a ABRASOL ainda mantém uma relação muito próxima com entidades internacionais. “Precisamos trocar experiência com mercados mais maduros. É importante ter exemplos práticos de como governos mundiais conseguiram dar visibilidade ao aquecimento solar térmico, além de abrir novas possibilidades para toda a cadeia.

A Executiva da Associação acredita que 2023 será um ano de muitas oportunidades e ressalta a importância de ter o maior número de empresas dentro da Entidade. “Convido todos os empresários a conhecerem os trabalhos realizados pela ABRASOL, como o RENASOL, os programas QUALISOLAR, CERTIFICASOL, nosso portal de conteúdo e o próprio ABRASOL INFORMA. Disponibilizamos materiais ricos em informações de qualidade e que não estão disponíveis no mercado. Orientamos, trocamos experiências e abrimos um canal de discussão de temas de interesse.”

Danielle Johann
Diretora Executiva

 

NOSSOS ASSOCIADOS

NOSSOS ASSOCIADOS