Boletim l Dezembro l nº22/2021

boletim 22 |Dez/2021

Editorial

Mais uma vez quero aproveitar para agradecer a todos pelo apoio  que tive durante a minha gestão.  Ressalto, no entanto, que o cargo apenas confere maior responsabilidade. Estarei presente na diretoria  participando dos trabalhos da Associação, pois tenho certeza que é a união de todos nós empresários do setor, que fortalece a entidade e dá respaldo para suas iniciativas.

Embora tenhamos atingido vários objetivos propostos nesse período, muito ainda há para ser feito. Nesta edição do ABRASOL INFORMA,  tenho o prazer de trazer duas importantes conquistas que se concretizaram no final do ano passado: a inclusão do aquecimento solar térmico de forma individualizada no Balanço Energético Nacional EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e a separação da Comissão de Estudos da ABNT entre solar térmico e solar fotovoltáico.

A lista de insumos é outro material que deve ser observado, já que é importante saber como o mercado de matérias-primas está se comportando. Trouxemos também uma matéria falando sobre a transição da administração que termina e a que está iniciando.

Janeiro chegou e com ele um novo ano. Novos objetivos, novas conquistas, novos obstáculos. O mais importante é continuar acreditando, trabalhando e divulgando nossa atividade. Que 2022 seja um ano com tantas ou mais conquistas que 2021.

Vamos em Frente!

Oscar de Mattos
Presidente

 

ANO COMEÇA COM NOVA DIRETORIA, MAS CONFIANÇA DE SEMPRE

2021 foi um excelente ano para o setor solar térmico no Brasil. terminou com o encerramento do mandato do presidente Oscar de Mattos. Depois de contabilizar várias conquistas à frente da ABRASOL, algumas delas ainda citadas nesta edição do Boletim, Mattos passa o bastão para o novo presidente, Luiz Antonio Santos Pinto, que reforça a importância de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado, bem como ampliar os horizontes em busca do fortalecimento do setor.

Desde o início de dezembro, o presidente eleito e o em exercício, estão em processo de transição. “Na verdade foi tudo bem tranquilo, pois sempre tivemos uma gestão muito participativa, em que toda diretoria acompanha tudo que está acontecendo”, ressalta Oscar de Mattos.

Para Luiz Antonio, o mais importante é continuar garantindo a participação do setor junto às políticas públicas. “Sabemos que ainda há muito a fazer e estamos preparados para essa missão. Com a crise hídrica, o segmento de aquecimento solar térmico ganhou ainda mais visibilidade. Apesar das fortes chuvas desse início de ano, sabemos que a questão hídrica é longa, e temos que aproveitar esse momento para conscientizar as famílias e empresas, sobre a importância da utilização do aquecedor solar de água, como forma de desafogar o sistema elétrico nacional.”

Mattos e Luiz Antonio ressaltam a importância da união das empresas associadas, na busca dos objetivos comuns. “Temos que manter nossa entidade forte e representativa e isso depende muito do apoio dos associados e da participação conjunta”, ressalta Mattos.

“Estamos prontos para continuar defendendo o setor, sempre buscando o melhor para a atividade e para nossa indústria. Aproveito para conclamar as empresas que ainda não são associadas, para que venham compor conosco nessa longa jornada”, finaliza Luiz Antonio.

ENERGIA SOLAR TÉRMICA TERÁ DESTAQUE NO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL

É muito bom quando um ano termina com tanto a comemorar. Essa é a conclusão do presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos. No final do mês de dezembro, ele comemorou a inclusão do aquecimento solar término de forma individual no Balanço Energético Nacional.

Vale ressaltar que o Balanço Energético - BEM da EPE é uma das fontes mais confiáveis sobre o mercado e tem por objetivo subsidiar o planejamento do setor energético nos campos de energia elétrica, petróleo e gás natural, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética.

A inclusão da energia solar térmica no Balanço foi informado à ABRASOL em reunião com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) em reunião no dia 30 de novembro. “Consideramos essa inclusão como um ganho gigantesco para o setor. Isso mostra que eles entenderam a nossa importância”, ressalta Mattos.

O lançamento oficial do Balanço Energético Nacional deverá acontecer no mês de maio.

COMISSÃO DE ESTUDOS ESPECIAIS DA ABNT – MAIS UMA CONQUISTA DA ABRASOL

 

A ABRASOL encerrou o ano de 2021 com mais uma importante conquista para o setor. Em reunião no dia 20 de dezembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entendeu as colocações feitas pela ABRASOL, através de ofícios, contrapondo a organização original prevista, onde o solar térmico ficaria subordinado ao setor de energia solar fotovoltaica, e dividiu em dois grupos a Comissão de Estudos para criação e revisão de normas técnicas específicas do mercado nacional de energia solar.

O setor de aquecimento solar de água já tem vasto histórico, tendo iniciado os trabalhos de normalização para o setor de aquecimento solar de água no CB-55 em 2003, experiência que agora será repassada para o CEE-253, criado no último dia 30 de novembro pela ABNT, contendo os setores de energia solar térmica e fotovoltaica.

Com a disposição acordada, caberá a ABRASOL coordenar os trabalhos referentes ao aquecimento solar térmico. O início das atividades está previsto para março, mas já estão acontecendo reuniões de alinhamento para a organização e detalhamento dos trabalhos efetivamente. Vale ressaltar que a Comissão é aberta a todos que queiram participar.

Segundo a ABNT o objetivo da Comissão é reforçar a qualidade, desempenho e segurança de produtos e serviços ligados ao mercado de energia solar no País, tanto dos pequenos projetos em telhados, fachadas e terrenos quanto nos empreendimentos de grande porte.

A proposta da nova comissão é a normalização dos projetos desenvolvidos pelo setor de energia solar, visando o fortalecimento do processo de diversificação da matriz energética brasileira, compreendendo projetos, instalação, inspeção e manutenção de sistemas fotovoltaicos e de aquecimento solar.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a principal responsável pela elaboração das Normas técnicas no Brasil. Dentro da ABNT, a Comissão Especial de Estudos ABNT/CEE-253 irá contribuir com a normalização no campo de energia solar, visando o fortalecimento do processo de diversificação da matriz energética brasileira.

“O Brasil é um país rico em recursos renováveis para produção de energia, tendo uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Como representante oficial do país na International Organization for Standardization (ISO), a ABNT tem promovido inúmeras ações para ampliar a participação na normalização brasileira em questões voltadas à energia solar, para garantir mais segurança, qualidade e desempenho a esse mercado”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DOS INSUMOS

Confira a movimentação dos custos no mercado de matérias-primas, na comparação entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.