Boletim l Julho l nº17/2021

boletim 17 | jul/2021

Editorial

É muito bom quando ao final de um longo processo temos a expectativa de que valeu a pena o investimento de tempo e conhecimento. É assim que nós da ABRASOL nos sentimos terminado o processo de aperfeiçoamento do regulamento de equipamentos para aquecimento solar de água.

Embora a Portaria ainda não tenha sido publicada, os trabalhos foram bastante promissores, valendo muito destacar o papel do Inmetro ao longo desse tempo. De forma bastante plural, a equipe do Instituto ouviu e avaliou as principais considerações apresentadas pelos representantes do setor, garantindo assim, um conteúdo que deverá atender às expectativas e garantir um resultado bastante harmônico.

No entanto, além de um bom produto, o mercado precisa estar atento ao planejamento e aos custos. Diante do aumento da inflação, nosso membro do Conselho de Administração, Ernesto Serafim, preparou algumas dicas de como cuidar da gestão das empresas diante desse novo cenário econômico.

O lançamento de mais um dos produtos do CERTIFICASOL, o módulo Gestão de Vendas, é outro benefício do trabalho da Associação. Focado em capacitação, o curso visa permitir ao vendedor melhorar sua performance através do conhecimento de técnicas avançadas de vendas, abordagem, negociação e marketing.

Encerrando esta edição, nosso vice-presidente, Davi Kulb, fala da importância da participação de revendedores, projetistas, distribuidores, instaladores, dentre outros elos da cadeia no dia-a-dia da Associação. Quanto mais associados, melhor será o panorama que teremos do mercado, bem como a representatividade na hora de levar um pleito aos governos.

Vamos em Frente!

Oscar de Mattos
Presidente

 

NOVA PORTARIA DE AQUECEDORES SOLARES DEVERÁ SER PUBLICADA EM SETEMBRO

Depois de um ano e meio de muito trabalho e dedicação, ao lado de representantes de todo o setor (associações, OCPs, laboratórios e etc.) e dos especialistas do Inmetro, a diretoria da ABRASOL comemora a chegada à etapa final do aperfeiçoamento do regulamento de equipamentos para aquecimento solar de água.

Durante o mês de julho foram realizadas algumas reuniões para consolidação da consulta pública que dará origem à proposta de Portaria. “Acreditamos que o resultado de todo esse trabalho será um documento harmonizado, enxuto e contemplando as expectativas de todas as partes envolvidas no processo de certificação de produtos. Temos certeza que o material será de grande ajuda para o setor e o consumidor final”, conclui o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos.

Concluída essa etapa o processo de regulamentação passa pela análise técnica dentro do Inmetro, para posteriormente ser publicada oficialmente. A expectativa do setor é que a Portaria seja publicada entre o final de setembro e início de outubro.

A ABRASOL está acompanhando de perto a finalização do processo e manterá os associados informados sobre todos os detalhes, bem como encaminhará a Portaria para conhecimento assim que esta for publicada.

COM INFLAÇÃO ALTA PLANEJAR E FICAR ATENTO AOS CUSTOS É FUNDAMENTAL

Entender os movimentos da economia e traçar cenários com base nos indicadores de mercado pode ser fundamental para garantir a sobrevivência de qualquer negócio. No caso específico da indústria, fatores como a falta de produtos, aumento de demanda e variação do dólar, podem desestruturar totalmente um planejamento frágil.

Logo, explica o diretor do Conselho de Administração da ABRASOL, Ernesto Nery Serafim, todo cuidado é pouco. “Vivemos um momento perigoso de inflação no Brasil e no mundo. O papel do empresário e do gestor financeiro de qualquer empresa é ter atenção para esses efeitos.”

Para ilustrar ele destaca o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal índice que mede a inflação acumula alta de 8,35% em 12 meses.

O diretor acredita que  em julho  um novo aumento  deverá ser registrado no acumulado em 12 meses.

Quando olhamos para a  inflação da indústrias os números são ainda mais elevados.  “Os preços da indústria subiram 1,31% na passagem de maio para junho, resultado superior à alta registrada na passagem de abril para maio (0,99%). O acumulado no ano atingiu 19,11%, o maior para este mês na série histórica iniciada em 2014. O acumulado em 12 meses também foi recorde, chegando a 36,81%. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado no final de julho pelo IBGE.”

CERTIFICASOL GESTÃO DE VENDAS

A ABRASOL acaba de lançar mais uma versão do CERTIFICASOL. Trata-se do curso Gestão de Vendas, que tem por objetivo permitir ao vendedor melhorar sua performance através do conhecimento de técnicas avançadas de vendas, abordagem, negociação e marketing.

O curso, promovido pela ABRASOL, é realizado através de videoaulas gravadas que podem ser assistidas de qualquer lugar e a qualquer tempo, facilitando em muito a adequação dos horários de cada aluno.

A missão do programa CERTIFICASOL é promover o crescimento do mercado de Energia Solar Térmica, por meio da capacitação e certificação dos profissionais do setor.

Para maiores informações e inscrições, acesse o link aqui

SETOR PRECISA SE UNIR PARA FORTALECER MERCADO DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA

O país passa por um grave problema com a estiagem. A redução no volume de chuvas ameaça o fornecimento de energia elétrica por parte das hidrelétricas. Diante deste cenário, coube à ABRASOL intensificar seus trabalhos com objetivo de mostrar o potencial do mercado de aquecimento solar de água.

“Através da representatividade setorial, com a criação progressiva de mão de obra qualificada, é que poderemos buscar políticas públicas e privadas para o incentivo do uso de energia solar para o aquecimento de água”, argumenta o vice-presidente de comércio, projetos e instaladores da ABRASOL, Davi Kulb.

Ele ressalta que os revendedores, instaladores e projetistas são as categorias com o relacionamento direto com os consumidores finais, portanto responsáveis por garantir que o processo da qualidade dos produtos e serviços sejam assegurados até a instalação e sem dúvida, ao longo de toda vida útil dos equipamentos, através de uma boa prestação de serviços de pós-venda.

“A maior participação associativa desta categoria é a garantia de podermos disseminar o acesso à informação, novas tecnologias, capacitação, qualificação profissional, bem como contribuir na formulação e articulação de políticas públicas de interesse setorial”, reforça.

Um dos exemplos desse foco da ABRASOL está no lançamento do RENASOL 1, com recomendações normativas para projetos, fornecimento e instalação de sistema de aquecimento solar. Com relação à mão de obra, já foram criados dois módulos de treinamentos do CERTIFICASOL, um sobre gestão de vendas e outro sobre gestão financeira.

O vice-presidente afirma que muito ainda há para ser feito, mas que ao que tudo indica, a Associação está no caminho certo. “Conseguimos uma boa aproximação com o Ministério de Minas e Energia e outros órgãos do governo, e temos certeza que, ao final dessa crise hídrica, o setor de aquecimento solar de água sairá muito mais fortalecido, com ações contínuas e duradouras.”

Davi Kulb
VP de comércio, projetos e instaladores