Boletim l Novembro l nº21/2021

boletim 21 |Nov/2021

Editorial

É com muita alegria que apresento nesta edição um resumo das principais ações da minha gestão à frente da ABRASOL. Mesmo diante de uma jornada difícil, marcada pela pandemia da Covid-19, é muito bom olhar para trás e perceber que atingimos muitos dos nossos objetivos, que conseguimos fortalecer a atividade e fomentar a utilização do aquecedor solar.

O trabalho não terminou. A nova diretoria, da qual continuarei fazendo parte e à qual desejo toda sorte e sucesso, ainda terá muito que fazer, a começar pela implantação do Pronasol. Apostamos no Programa como forma de incentivar a utilização do aquecedor solar, a partir de um financiamento para que os sistemas sejam instalados nas residências.

Por outro lado, quando nos deparamos com projetos de lei como o da senadora Kátia Abreu, que busca incentivar o uso da energia solar, no entanto sem contemplar o aquecimento solar de água, fica claro ainda temos muito  trabalho a ser realizado.

Precisamos mostrar aos legisladores o real valor do aquecedor solar e quanto essa iniciativa contribui para reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de ponta e como é importante diversificar as opções de utilização de sistemas sustentáveis. Não podemos excluir nenhuma alternativa, precisamos aproveitar o que cada uma tem de melhor.

Desejo a vocês e as suas famílias um Feliz Natal com muita paz, saúde e prosperidade e que o  Ano Novo traga novos sonhos e muitas realizações.

Vamos em Frente!

Oscar de Mattos
Presidente

 

O AQUECEDOR SOLAR COMEÇA A OCUPAR SEU ESPAÇO NO MERCADO

Termina no próximo dia 31 de dezembro a administração da atual diretoria da ABRASOL. Ao longo do mandato, o presidente Oscar de Mattos contabilizou uma série de conquistas importantes que ajudaram o setor a enfrentar as dificuldades, principalmente durante o auge da pandemia da Covid19.

No momento em que uma nova etapa está prestes a começar, vale a pena ressaltar um pouco desse trabalho, que servirá de base para a próxima administração. “Somos uma equipe. Ao longo de todo meu mandato contei com o suporte e apoio dos meus diretores e associados. Não importa quem estará na presidência, trabalharemos sempre em prol do setor”, afirma Mattos.

Conquistas

- 26% mais associados na comparação entre dez/2019 e out/2021

- aumento de 125% no caixa da entidade;

- Inadimplência zerada desde maio de 2021;

- Estreitamento do relacionamento com o Inmetro e publicação da Portaria nº 420/10/21 – que permitiu ensaios a cada 24 meses – Modelo de Certificação 4; ensaios a cada 36 meses – Modelo de Certificação 5 (todos incidindo sobre Certificados já emitidos)

- Publicação de 20 edições do Abrasol Informa;

- Investimento em Capacitação Profissional com a implantação do Certificasol – Gestão de Vendas; Gestão Financeira e Instalação de Sistema de Aquecedor Solar;

- Estruturação  do Qualisolar – Garantindo que o produto comercializado seja o que foi Certificado

- Inclusão do Aquecedor Solar no Programa Casa Verde e Amarela;

- Inclusão do Aquecedor Solar na Cartilha do MME para redução do consumo de energia;

- Criação do Renasol – recomendações normativas da ABRASOL harmonizando conceitos e boas práticas de mercado;

- Parceria com o Solar Payback – para aumentar a conscientização da Energia Termossolar

- Negociação com o governo Federal para implementação do Pronasol (Ver matéria).

“Conseguimos tudo isso entregando valor ao associado, encaminhando 47 ofícios para o presidente da República, governadores, órgãos governamentais, agências de governo. Trabalhamos cada dia na defesa dos interesses do setor, mostrando a importância do aquecedor solar como alternativa sustentável para contribuir com a redução do consumo de energia elétrica e deixando claro que nossas empresas estão aptas a contribuir com o desenvolvimento do país, gerando empregos e renda para a população”, finaliza.

ABRASOL NEGOCIA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONASOL

O debate para se aumentar o uso de aquecedores solares de água no país sempre esteve presente e ganha mais força todas as vezes que enfrentamos uma crise de energia. Os benefícios de uma energia sustentável são muitos, mas a economia gerada e a preservação do meio ambiente são os principais pontos.

Na tentativa de estimular a população para o uso desse equipamento e diante de projetos de lei que não contemplam o aquecimento solar de água, a ABRASOL iniciou negociações com o governo Federal para implementar o Programa Nacional de Aquecedores Solares – Pronasol, contendo políticas públicas que reduzam significativamente o consumo de energia elétrica dos chuveiros, tais como:

  • Liberação de valor oriundo do saldo do FGTS dos trabalhadores para a aquisição de Aquecedores Solares de Água pela população em geral, levando assim à utilização de um crédito que está parado e que pode ser utilizado em favor da redução do consumo de energia sem onerar os cofres públicos.
  • Determinação que as novas habitações feitas através de programas governamentais e prédios de serviço do governo venham a contemplar os Aquecedores Solares de Água.
  • Determinação que as novas habitações financiadas com recursos do Governo Federal sejam feitas com a instalação de Aquecedores Solares de Água e com a facilitação da compra dos equipamentos junto com os financiamentos do próprio imóvel.
  • Divulgação permanente de incentivo ao uso dos Aquecedores Solares de Água nas propagandas e comunicações do Governo Federal, do MME, do PROCEL, da ANEEL, da EPE e demais órgãos.

Além dessas ações, a ABRASOL levantou ainda algumas propostas complementares ao Programa como:

  • Estabelecer meta de economia de energia de um percentual representativo, como, por exemplo, 0,5% a cada ano, de toda energia elétrica utilizada no horário de ponta pelos chuveiros elétricos, até se chegar em uma participação abaixo de 2,0% de todo o consumo de energia total do Brasil.
  • Incentivar o setor financeiro a oferecer linhas de crédito para a aquisição de aquecedores solares, a exemplo do que vem ocorrendo com as ofertas para aquisição de sistemas fotovoltaicos.
  • Motivar que as autoridades ligadas ao setor elétrico nacional, assim como as respectivas assessorias de imprensa manifestem a importância do PRONASOL e do uso dos Aquecedores Solares de Água.

PL 2015/2021

O Senado aprovou o PL 2015/2021 da senadora Kátia Abreu (PP-TO) que permite incluir a compra e instalação de equipamento de energia solar fotovoltaica no financiamento do imóvel (até o limite de 10% do valor da residência). O objetivo da proposta é reduzir a conta das famílias brasileiras com energia elétrica em até 95% e também proteger o meio ambiente, uma vez que é uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável.

Na visão da ABRASOL, no entanto, se o objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica, não faz qualquer sentido o PL não contemplar o uso do aquecedor solar de água. Diante disso, a diretoria já encaminhou ofício para a senadora, apresentando os argumentos necessários para que o Projeto de Lei inclua a participação dos aquecedores solares.

ELEITA NOVA DIRETORIA DA ABRASOL

A ABRASOL elegeu no dia 18 de novembro os membros do Conselho Administrativo e Fiscal para a gestão 2022/2023. O processo aconteceu na sede da Entidade, na Av. Paulista, 1313. A presidência ficou a cargo de Luiz Antonio dos Santos Pinto, que, conforme estatuto da entidade, é o Vice-Presidente Institucional da gestão atual.

Na oportunidade o presidente Oscar de Mattos agradeceu o trabalho da diretoria, apresentou um vídeo com um resumo de suas principais conquistas à frente da Associação e desejou boa sorte para o Conselho de Administração eleito. “Estou satisfeito com os resultados alcançados e certo que deixamos um legado importante para os novos gestores.”

ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DOS INSUMOS

A pandemia mudou muita coisa na vida das pessoas e também afetou diretamente as empresas, o mercado e a economia. Por alguns meses o mundo praticamente parou, e quando finalmente veio a retomada, o mercado não tinha como atender a demanda que ficou reprimida. O resultado foi um aumento significativo no valor das matérias-primas.

 

 

INMETRO LANÇA MODELO REGULATÓRIO

Aconteceu no último dia 7 de dezembro, a cerimônia de lançamento do Modelo Regulatório do Inmetro e de inauguração da nova Galeria dos Presidentes do Órgão. O evento aconteceu na sede do Instituto, em Xerém, no Rio de Janeiro e foi transmitido pelo canal do Inmetro no Youtube.

No encontro, o gerente de projetos Marcos Aurélio Lima de Oliveira apresentou a versão final do Modelo Regulatório do Inmetro, uma iniciativa inédita que foi construída durante 15 meses, juntamente com o Setor Produtivo.

Vale ressaltar que a ABRASOL participou ativamente desse processo, que resultou na entrada em vigor da PORTARIA Nº 420, DE 4 DE OUTUBRO DE 2021 e que aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Sistemas de Aquecimento Solar de Água.

Marcos Aurélio mostrou a caminhada do projeto afirmando que começa agora a fase de implantação, que será dividida em três etapas:  desenvolvimento, piloto e execução. Essas etapas contarão com planos de comunicação e monitoramento, coordenados por um Comitê de Governança.

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ressaltou que o Novo Modelo Regulatório é uma ferramenta que o Inmetro está entregando para o setor produtivo para desenvolver a qualidade e garantir a competitividade para as empresas e segurança para o funcionamento do comércio.

Segundo Heleno, é preciso criar um ambiente em que aqueles que vão executar e aqueles que trabalham a política possam conversar, discutir os assuntos e propor soluções em conjunto. “É isso que norteia esse Modelo Regulatório. Queremos que a regulamentação não seja inibidora da inovação, como é hoje.”

O compromisso do Inmetro com o novo Modelo é simplificar processos, trazer mais previsibilidade e fazer uso inteligente das tecnologias de informação e comunicação, para uma regulamentação mais dinâmica, que seja estável e perene e acompanhe os avanços do mercado, com uma fiscalização mais inteligente e maior responsabilidade dos fornecedores.

Nesse sentido, a ABRASOL saiu na frente e desenvolveu o Qualisolar, que tem por objetivo garantir que o produto comercializado seja o mesmo que foi Certificado, e promover a autorregulação, alinhados aos objetivos do novo modelo regulatório do Inmetro.

BOAS FESTAS

Sendo eu, um aprendiz

A vida já me ensinou que besta
É quem vive triste
Lembrando o que faltou

Magoando a cicatriz
E esquece de ser feliz
Por tudo que conquistou

Afinal, nem toda lágrima é dor
Nem toda graça é sorriso
Nem toda curva da vida
Tem uma placa de aviso
E nem sempre o que você perde
É de fato um prejuízo

O meu ou o seu caminho
Não são muito diferentes
Tem espinho, pedra, buraco
Pra mode atrasar a gente

Mas não desanime por nada
Pois até uma topada
Empurra você pra frente

Tantas vezes parece que é o fim
Mas no fundo, é só um recomeço
Afinal, pra poder se levantar
É preciso sofrer algum tropeço

É a vida insistindo em nos cobrar
Uma conta difícil de pagar
Quase sempre, por ter um alto preço

Acredite no poder da palavra desistir
Tire o D, coloque o R
Que você tem Resistir

Uma pequena mudança
Às vezes traz esperança
E faz a gente seguir

Continue sendo forte
Tenha fé no Criador
Fé também em você mesmo
Não tenha medo da dor

Siga em frente a caminhada
E saiba que a cruz mais pesada
O filho de Deus carregou

Braulio Bessa