Boletim | Outubro | nº 08/2020

Outubro | nº 08/2020

Editorial

Nesta edição temos um ótimo motivo para comemorar. Finalmente o município de São Paulo ganhou um Fórum permanente de Energia Solar. A iniciativa é um excelente estímulo para conscientizar construtores e governos de outras regiões, para a utilização dessa fonte sustentável de energia.

Sustentabilidade, inclusive, que fica clara na matéria sobre o prédio mais alto de Campo Grande, que investiu em tecnologia de ponta para ter toda água do empreendimento aquecida com coletores solares de alta eficiência energética.

É para mostrar exemplos como este, que a diretoria da ABRASOL está agendando uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que recentemente incluiu o aquecedor solar de água na política habitacional prevista no Programa Casa Verde e Amarela.

Finalizando nossa oitava edição, uma matéria sobre gestão de tempo, afinal, quem de nós não busca uma maneira de ser mais produtivo gastando o menor tempo possível.

Estamos entrando na reta final de 2020. Nem precisa dizer que o ano foi muito mais difícil que o esperado. Mas, por outro lado, é inegável a retomada da atividade e depois de toda essa crise, ficou ainda mais claro para o mundo a importância de investir em tecnologias limpas e sustentáveis. Sabemos que o caminho é longo, mas já conseguimos ver a luz no final do túnel.

Vamos em frente!

Oscar de Mattos
Presidente

SÃO PAULO PASSA A CONTAR COM UM FÓRUM DE ENERGIA SOLAR

O Município de São Paulo ganhou no último dia 22 de outubro um Fórum Municipal de Energia Solar. A implantação aconteceu durante a realização do Webinar – Desafios para a Construção de uma Política Municipal. Ao  instituir o Fórum, o vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor do Projeto de Resolução, destacou a importância da cidade ter uma política municipal, uma vez que São Paulo serve de exemplo para todo o país.

Ele acrescentou que a cidade tem um bom potencial para o aproveitamento da energia solar nas áreas urbanas e rurais, e que essa energia representa uma estratégia para a geração de renda e também para empregos locais. “A energia solar intensifica e dinamiza a economia, sendo interessante para as indústrias, residências, comércios e serviços.”

Para o presidente da ABRASOL, Oscar de Mattos, é importante que os governos reconheçam a importância de investir em energias limpas, beneficiando o meio ambiente e gerando empregos. “A indústria do aquecedor solar existe no Brasil há mais de 40 anos, utilizando matéria-prima nacional e mão de obra local.”

O Fórum foi construído de forma conjunta entre as organizações empresariais do setor, organizações não governamentais, Academia e órgãos dos governos municipal e estadual em uma iniciativa que começou a ser discutida no 1º Seminário de Energia Solar – Desafios para Construção de uma Política Municipal, realizado em 2018.

AQUECEDOR SOLAR PROVA QUE É SUSTENTÁVEL E VERSÁTIL

Maior prédio de Campo Grande

Cada vez mais os empreendedores estão conciliando o uso do aquecedor solar de água com projetos inovadores. Apostar em um projeto ousado e sustentável foi a chave do sucesso para o nascimento de um ícone da construção civil na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul: o Vertigo Premium Studios, da HVM Incorporadora.

O prédio, o mais alto da cidade, conta com 242 unidades, das quais 220 são apartamentos studio. Com um design arrojado, ele tem o térreo, três subsolos, mezanino e mais 35 pavimentos. Os aptos tem área a partir de 45 metros quadrados.

Hellisson Bruno Viana - Gerente de Incorporação

Desde o início, explica o gerente de Incorporação, Hellisson Bruno Viana, ficou decidido que o empreendimento não contaria com chuveiros elétricos. “Eram muitas unidades, não combinava com a proposta do prédio, então optamos pelo uso do aquecedor solar”, comenta.

A preocupação com a sustentabilidade levou a Incorporadora a buscar a Certificação no AQUA-HQE*. “Certificamos no pré-projeto e mês que vem passaremos pela última auditoria que é a fase final, quando entregaremos o prédio.”

Viana conta que o primeiro grande desafio em relação à colocação dos coletores solares foi o fato do prédio ser muito alto. “A área de cobertura lá em cima é pequena, pelo tamanho do prédio. Ele começa mais largo, tem uma área comum no vigésimo andar, que é quando reduz até a torre. Tem, em média, 10 apartamentos por andar, acima do 20º andar, reduz para seis apartamentos.”

A empresa contratada para cuidar do sistema solar precisou desenvolver um projeto específico. “Adotamos uma solução um pouco atípica. Aqui em Campo Grande é o primeiro que tem essa solução, que chamamos de aquecimento solar com circuito fechado. É tudo uma questão de bombas e equipamentos para garantir isso.”

Ele explica que houve uma junção dos equipamentos, com o sistema de bombas e de prumadas, além de coletores solares de última geração ( coletores de superfície seletiva de alta eficiência energética). “Mês passado fizemos alguns testes e já está tudo funcionando, água quente para todo mundo, com aquecimento solar. O clima de Campo Grande colabora muito para isso.”

Todos os apartamentos studio foram vendidos em 12 dias, comemora. Ele acredita que a Certificação ambiental também ajudou muito. A entrega do prédio está prevista ainda para 2020. “Foi um projeto fantástico, com um comprometimento muito grande da equipe de projeto, de obra, dos diretores da incorporadora, sempre pensando em inovação e sustentabilidade.”

*Criado em 1974 na França, o HQE (Haute Qualité Environnementale – “Alta Qualidade Ambiental”) é a ferramenta de certificação mais utilizada no mundo. No Brasil a certificação foi lançada com o nome AQUA-HQE em 2008, pela Fundação Vanzolini. A versão brasileira foi desenvolvida exclusivamente para a realidade do país, considerando características locais referentes ao clima, cultura, normas técnicas e regulamentações.

Coletores de superfície seletiva de alta eficiência energética

ABRASOL FORTALECE INTERAÇÃO COM MINISTÉRIO

A ABRASOL está agendando uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento Regional, com objetivo de apresentar oficialmente a diretoria da entidade, bem como parabenizar a equipe pelo Projeto Casa Verde e Amarela.

O encontro virtual será uma ótima oportunidade para o presidente Oscar de Mattos reforçar a importância da utilização do aquecedor solar de água, na matriz energética. Além dos aspectos ambientais, a tecnologia possui papel importante no desenvolvimento industrial nacional, bem como na geração de emprego e renda.

O uso do aquecedor solar de água já estava previsto em outros projetos sociais do governo, no entanto, o destaque dessa vez é que além da indicação de uso na construção de novas residências, sua utilização também será incentivada em reformas e ampliações das moradias.

Para Mattos, a inclusão do aquecedor solar no Programa é prova do reconhecimento dos benefícios do uso da tecnologia, principalmente nas habitações de cunho social, ao garantir conforto aos moradores e ao mesmo tempo reduzir despesas, já que o uso do chuveiro elétrico é o maior consumidor de energia em uma residência.

COMO VOCÊ ADMINISTRA SEU TEMPO?

Você já parou para refletir sobre como está administrando seu tempo? Não? Então acho que está na hora de dar mais atenção para essa questão, pois ela pode fazer toda diferença na maneira como você aproveita sua vida. O vice-presidente da ABRASOL, Ernesto Nery Serafim, é um estudioso do tema. Ele afirma que todos os profissionais deveriam fazer uma reflexão séria sobre métodos de gestão de tempo e produtividade.

Segundo ele, essa reflexão é fundamental para avaliar e melhorar a utilização do tempo. “Muitos de nós somos engolidos pela rotina. Costumo dizer que em alguns momentos podemos até usar “Pareto”* para explicar que em torno de 70% do nosso resultado vem do uso de 30% do nosso tempo, de novo, vale a reflexão.”

Ernesto Serafim explica que para melhorar a produtividade uma das alternativas é o famoso diagnóstico, e para fazê-lo, não há outro caminho que não seja mensurar onde utilizamos nossas horas. “Particularmente gosto muito de usar uma planilha em Excel de preenchimento diário. Recentemente percebi através dessa planilha que uma das áreas da empresa estava bem esquecida, esse é um dos benefícios da ferramenta”, comenta.

O primeiro passo é identificar quais são os grandes “centros de consumo” do seu tempo, de acordo com a função que você executa. “Pergunto: nos falta tempo ou nos falta organização? Ou ainda priorização?”

Check-list de ações

  1.  Faça uma reflexão sobre o uso do seu tempo. Faz sentido a forma como você usa seu tempo hoje?
  2. Crie alguma forma, mesmo que não use eternamente, mas pelo menos para avaliar o uso do seu tempo.
  3. Coloque todas as tarefas por escrito e avalie sobre ferramentas:
    • Outlook.
    • Bloco de notas no celular.
    • Agenda física.
    • Dentre outros.

“Sugiro um livro muito bom sobre o assunto”: A arte de fazer acontecer - David Allen

Ernesto Nery Serafim
Conselho de Adminsitração